HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva impede colheita da soja em Tocantins, tira qualidade dos grãos e pode inviabilizar safrinha de milho

Publicado em 22/02/2021 14:56 e atualizado em 22/02/2021 15:35
Caroline Schneider Barcelos - Vice-Presidente da Aprosoja TO
Algumas regiões do estado estão há 13 dias sem condições de colheita já que, mesmo quando não chove, não há Sol para secar a umidade acumulada. Recomendação da Aprosoja TO é que produtor busque empresas para renegociar contratos e fiquem atentos também para a segunda safra de milho, que terá janela pequena e muitos insumos já comprados podem não ser usados

Podcast

Chuva impede colheita da soja em Tocantins, tira qualidade dos grãos e pode inviabilizar safrinha de milho

Download

LOGO nalogo

Os produtores que plantaram soja precoce, ou não tiveram problemas na semeadura, no Tocantins já iniciaram os trabalhos de colheita da safra 2020/21. Porém, após o desenvolvimento das lavouras acontecer de maneiro satisfatória durante a maior parte do ciclo, a colheita está bastante prejudicada no estado.

Segundo a vice-presidente da Aprosoja TO, Carolina Schneider Barcelos, há relatos de regiões com até 13 dias sem condições de colheita o que não só atrasa o calendário de atividades, mas também já prejudica a qualidade dos grãos dessa safra.

lavouras_soja_tocantins_chuva_perdas

A liderança aponta que, mesmo nos dias sem chuva, ainda não há Sol e isso impossibilita que a água acumulada seque. Algumas partes do estado inclusive já apresentam perdas de até 50% na produtividade devido à essa situação.

Já as lavouras que foram plantadas depois enfrentam outros tipos de problemas em decorrência da chuva, o aumento na pressão por doenças. Muitos produtores já realizaram até três aplicações para mosca branca que tem aparecido bastante no Tocantins.

Como a situação não parece melhorar nos próximos dias, a recomendação da vice-presidente é que os produtores procurem as traders, revendas e bancos com quem têm contratos firmados para explicar a situação e buscar renegociações nas vendas já fechadas, uma vez que tudo o que dependia dos produtores foi realizado dentro do previsto.

lavouras_soja_tocantins_chuva_perdas

Barcelos relata a tristeza dos agricultores que investiram e trabalharam bastante nesta safra e agora, na hora de colher o produto final, sofrem devido ao clima, a única variável que eles não têm controle.

Até mesmo a segunda safra de milho deve ser comprometida, já que a janela de plantio vai, no máximo até 5 ou 10 de março, e muitos insumos já comprados podem acabar sem uso com os produtores desistindo de arriscar o cultivo fora da época ideal.

lavouras_soja_tocantins_chuva_perdas lavouras_soja_tocantins_chuva_perdas

Confira a íntegra da entrevista com a vice-presidente da Aprosoja TO no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário