Chuva impede colheita da soja em Tocantins, tira qualidade dos grãos e pode inviabilizar safrinha de milho
Podcast
Chuva impede colheita da soja em Tocantins, tira qualidade dos grãos e pode inviabilizar safrinha de milho
Download
Os produtores que plantaram soja precoce, ou não tiveram problemas na semeadura, no Tocantins já iniciaram os trabalhos de colheita da safra 2020/21. Porém, após o desenvolvimento das lavouras acontecer de maneiro satisfatória durante a maior parte do ciclo, a colheita está bastante prejudicada no estado.
Segundo a vice-presidente da Aprosoja TO, Carolina Schneider Barcelos, há relatos de regiões com até 13 dias sem condições de colheita o que não só atrasa o calendário de atividades, mas também já prejudica a qualidade dos grãos dessa safra.

A liderança aponta que, mesmo nos dias sem chuva, ainda não há Sol e isso impossibilita que a água acumulada seque. Algumas partes do estado inclusive já apresentam perdas de até 50% na produtividade devido à essa situação.
Já as lavouras que foram plantadas depois enfrentam outros tipos de problemas em decorrência da chuva, o aumento na pressão por doenças. Muitos produtores já realizaram até três aplicações para mosca branca que tem aparecido bastante no Tocantins.
Como a situação não parece melhorar nos próximos dias, a recomendação da vice-presidente é que os produtores procurem as traders, revendas e bancos com quem têm contratos firmados para explicar a situação e buscar renegociações nas vendas já fechadas, uma vez que tudo o que dependia dos produtores foi realizado dentro do previsto.

Barcelos relata a tristeza dos agricultores que investiram e trabalharam bastante nesta safra e agora, na hora de colher o produto final, sofrem devido ao clima, a única variável que eles não têm controle.
Até mesmo a segunda safra de milho deve ser comprometida, já que a janela de plantio vai, no máximo até 5 ou 10 de março, e muitos insumos já comprados podem acabar sem uso com os produtores desistindo de arriscar o cultivo fora da época ideal.

Confira a íntegra da entrevista com a vice-presidente da Aprosoja TO no vídeo.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo