Há 38 anos mostramos as viúvas da seca no Fantástico; agora a solução, os primeiros plantios de soja...

Publicado em 22/02/2021 15:15 e atualizado em 22/02/2021 16:26
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
Vlamir Brandalizze: Ceará é a nova fronteira agrícola do Brasil para a cultura da soja

 

Colheita de soja do Brasil avança a 15%, mas segue atrasada, diz AgRural

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2020/21 do Brasil atingiu 15% das áreas até a última quinta-feira e segue com os trabalhos mais lentos em dez anos, estimou a consultoria AgRural nesta segunda-feira.

No comparativo semanal, a colheita do maior produtor e exportador global da oleaginosa avançou 6 pontos percentuais. No entanto, no mesmo período da safra anterior, os trabalhos estavam em 31%.

"Apesar do avanço mais acelerado observado nas duas últimas semanas, os 15% colhidos até agora são o índice mais baixo para meados de fevereiro em dez anos, impactando logística e exportações", afirmou a consultoria em nota.

Diante da previsão de chuvas em grande parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil nesta segunda quinzena de fevereiro, e expectativas de mais precipitações ao menos até os primeiros dias de março, produtores avançaram com as colheitadeiras mesmo em áreas onde o grão está com excesso de umidade, na tentativa de evitar perdas de qualidade mais adiante, disse a AgRural.

No sul de Mato Grosso do Sul, a semana foi de tempo mais firme, mas a colheita seguiu lenta, com poucas áreas prontas devido ao plantio atrasado e ao alongamento do ciclo das lavouras. O mesmo cenário foi visto nos Estados da região Sul do país.

"No Rio Grande do Sul, onde ainda não há colheita, os produtores monitoram a previsão de tempo mais seco até o começo de março, mas o solo ainda tem umidade e, por enquanto, não há risco de perda significativa de produtividade", destacou a consultoria.

Já o plantio de milho, realizado imediatamente após a retirada da soja do campo, atingiu 24% da área prevista para o centro-sul até quinta-feira (18). Trata-se de um avanço sobre os 11% vistos uma semana antes, mas ainda bem atrás dos 51% registrados no mesmo período do ano passado.

Apesar do atraso e dos problemas climáticos, a projeção mais recente da AgRural indica recorde de produção de soja na safra 2020/21 do Brasil, em 131,7 milhões de toneladas.

Empresa gaúcha de agronegócio Três Tentos pede registro para IPO

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa gaúcha de agronegócio Três Tentos pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO), em busca de recursos para abrir lojas e comprar rivais menores.

Fundada em 1995 pela família Dumoncel e com sede na cidade de Santa Bárbara do Sul (RS), a Três Tentos produz farelo e óleo de soja, biodiesel, além de vender sementes, fertilizantes para pequenos produtores de soja, milho, trigo, arroz.

Ela também atua como trading na compra e venda de grãos de cerca de 11 mil produtores e tem 40 lojas no Rio Grande do Sul e uma no Mato Grosso.

"A atuação nos três segmentos nos permite participar de negócios e destinar as nossas operações visando capturar as melhores margens, independentemente de efeitos adversos nas safras", afirma a companhia no prospecto preliminar da oferta, protocolado na Comissão de Valores Mobiliários na sexta-feira.

A empresa teve receita líquida de 3,1 bilhões de reais em 2020, alta de 40% em relação ao ano anterior, com a margem Ebitda ajustada subindo de 7,5% para 12,5% e o lucro líquido avançando 104%, a 246 milhões de reais.

Além de aquisições, a Três Tentos pretende usar os recursos da venda de ações novas para reforçar o caixa e para abrir 41 lojas, 22 novas lojas principalmente no Rio Grande do Sul e oito no Mato Grosso, onde também planeja ter uma fábrica.

A oferta, que será coordenada por BTG Pactual, UBS-BB, Bank of America, Bradesco BBI e Citi, também servirá para que seis acionistas pessoas físicas vendam participação no negócio.

O agronegócio tem sido um dos setores mais ativos na recente onda de IPOs na B3. A produtora de açúcar e etanol Jalles Machado estreou no pregão mais cedo neste mês após uma oferta inicial de que giro 741,5 milhões de reais.

Além dela, estão na fila do IPO o Grupo Fartura de Hortifrut, a Oleoplan, Boa Safra Sementes, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Vittia Fertilizantes e a Agrogalaxy.

Porém, a volatilidade do mercado de ações tem adiado ou suspendido os planos de algumas delas de vender ações pela primeira vez, como no caso da Granbio, de biodiesel.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário