HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mato Grosso está atrasado na colheita da soja e no plantio do milho e perdas devem aparecer

Publicado em 02/03/2021 11:02 e atualizado em 02/03/2021 11:40
Jerusa Rech - Gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja MT
As duas atividades foram prejudicadas pelo atraso no plantio da safra verão e pelas chuvas fortes de fevereiro. Os reflexos já são sentidos também na logística do estado, com relatos de filas de até 5 dias em armazéns na região leste

Podcast

Mato Grosso está atrasado na colheita da soja e no plantio do milho e perdas devem aparecer

Download

LOGO nalogo

Até o final da última semana o Mato Grosso havia colhido apenas 52% da sua safra de soja 2020/21. No mesmo período do ano passado, por exemplo, este índice já era de 85%. O atraso se dá, primeiramente pelas dificuldades no plantio da safra e também pelo excesso de chuvas em fevereiro, um dos mais chuvosos dos últimos 10 anos.

Segundo a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT, Jerusa Rech, devido ao tempo fechado e chuvoso já existem relatos de perdas de qualidade e produtividade, principalmente nas regiões Norte e Leste do estado.

Diante disso, a liderança destaca que a produtividade média desta safra ficará menor do que as 60 sacas por hectare esperada no início do ciclo, mas ainda não é possível precisar o tamanho dessas perdas devido ao atual estágio de colheita e pela própria dificuldade de se verificar as lavouras com as chuvas.

Outro reflexo está começando a aparecer na cadeia logística para o escoamento da safra. Rech aponta que, especialmente na região Leste do Mato Grosso, onde a infra estrutura viária é mais precária, existem casos de filas de caminhões de até 5 dias esperando nos armazéns e contribuindo com a deterioração da qualidade dos grãos.

Enquanto isso, o plantio da safrinha de milho também está atrasado, com apenas 55% semeado até o final da última semana contra 92% da safra passada no mesmo período. Com isso, aumenta o risco das lavouras enfrentarem secas e veranicos mais a frente no desenvolvimento do cereal.

Confira a íntegra da entrevista com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT no vídeo.

Leia Mais:

+ Plantio da safrinha é o segundo mais atrasado da história no MT e área total deve ser menor, diz Imea

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário