HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Depois do clima quebrar a soja em Lucas do Rio Verde/MT, excesso de chuva e cigarrinha ameaçam safrinha

Publicado em 22/03/2021 16:12
Antônio Isaac Fraga Lira - Presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde/MT
Lavouras de soja enfrentaram atraso no plantio, chuva abaixo do necessário e excesso de precipitações na colheita, além de doenças, para reduzir a produtividade do município. Chuva também impactou o plantio do milho, que teve muitas áreas fora da janela ideal, e dificuldade de germinação com solos encharcados, e agora registra alta presença de cigarrinhas

Podcast

Depois do clima quebrar a soja em Lucas do Rio Verde/MT, excesso de chuva e cigarrinha ameaçam safrinha

Download

LOGO nalogo

A colheita da soja está encerrada em Lucas do Rio Verde no Mato Grosso em uma safra bastante problemática para os produtores. Primeiro foi a demorada para a chegada das chuvas, que atrasou o plantio de um mês, depois precipitações abaixo do necessário no desenvolvimento das e lavouras e, por fim, excesso de chuva na época da colheita.

Além dessas dificuldades climáticas, o município também sofreu com a presença de doenças, como uma nova situação em que os grãos ficavam pretos dentro da vagem ainda antes do amadurecimento e com outra que apodreceu o pé das plantas derrubando-as.

Diante desse cenário, as perdas de produtividade eram inevitáveis. O presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde/MT, Antônio Isaac Fraga Lira, relata que a média de produtividade ainda está sendo contabilizada, mas dificilmente passará de 55 sacas por hectare nos melhores lotes, uma queda de, no mínimo, 20% do que seria considerado normal.

Os impactos dessas situações refletiram também no milho. O plantio que já estava atrasado foi empurrado ainda mais pela chuva e muitas lavouras ficaram fora da janela ideal de cultivo, já dentro do mês de março. A liderança conta que, nem mesmo as plantas que conseguiram ser semeadas na virada de janeiro para fevereiro escaparam, já que o solo encharcado impediu uma boa germinação das plantas.

Agora, com o plantio já encerrado, é a cigarrinha que preocupa os produtores. Lira destaca que muitas áreas já estão relatando a presença do inseto vetor do complexos dos enfezamentos e a apreensão está grande, inclusive já com uso de inseticida para tentar combater a cigarrinha.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde/MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário