HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Custo de produção da soja 21/22 no MT está 15% maior do que o da safra passada

Publicado em 22/06/2021 15:17 e atualizado em 22/06/2021 17:14
Cleiton Gauer - Gestor Técnico do Imea
Apesar dessa elevação, grande parte dos insumos já foi comprada antecipadamente, encontrou condições melhores de relação de troca e estimulou projeção de aumento na área cultivada em 4% com relação ao ciclo 21/22

Podcast

Custo de produção da soja 21/22 no MT está 15% maior do que o da safra passada

Download

LOGO nalogo

A safra de soja 2021/22 no Mato Grosso apresenta, neste momento, custo de produção 15% maior do que o registrado para a temporada anterior 2020/21, de acordo com levantamento realizado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

Segundo o gestor técnico do Imea, Cleiton Gauer, os principais fatores desta elevação são as sementes de soja, a valorização do dólar, fertilizantes e defensivos. Somente neste mês de maio, o aumento dos custos foi de 2,5% no estado.

Por outro lado, os produtores mato-grossenses se planejaram mais e anteciparam a compra de insumos. O fertilizante, por exemplo, já está 90% comprado no estado e com isso fugiram dos momentos de maior alta nos custos e tiveram relações de troca muito interessantes.

Essa combinação de preços altos da soja e boa relação de troca por insumos também estimulou os produtores a apostarem mais na próxima safra. Diante disso, o Instituto espera que a área cultivada com soja no ciclo 21/22 seja 4% maior do que o contabilizado em 20/21.

Confira a entrevista completa com o gestor técnico do Imea no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti Borges
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário