Custo de produção da soja 21/22 no MT está 15% maior do que o da safra passada

A safra de soja 2021/22 no Mato Grosso apresenta, neste momento, custo de produção 15% maior do que o registrado para a temporada anterior 2020/21, de acordo com levantamento realizado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
Segundo o gestor técnico do Imea, Cleiton Gauer, os principais fatores desta elevação são as sementes de soja, a valorização do dólar, fertilizantes e defensivos. Somente neste mês de maio, o aumento dos custos foi de 2,5% no estado.
Por outro lado, os produtores mato-grossenses se planejaram mais e anteciparam a compra de insumos. O fertilizante, por exemplo, já está 90% comprado no estado e com isso fugiram dos momentos de maior alta nos custos e tiveram relações de troca muito interessantes.
Essa combinação de preços altos da soja e boa relação de troca por insumos também estimulou os produtores a apostarem mais na próxima safra. Diante disso, o Instituto espera que a área cultivada com soja no ciclo 21/22 seja 4% maior do que o contabilizado em 20/21.
Confira a entrevista completa com o gestor técnico do Imea no vídeo.
0 comentário
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja
À espera do USDA, soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Céleres: Safra de soja 2025/26 deve alcançar novo recorde no Brasil
Soja se alinha antes do novo USDA e opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira