São Paulo inicia plantio da soja 21/22 esperando aumento de área cultivada
Podcast
São Paulo inicia plantio da soja 21/22 esperando aumento de área cultivada
![]()
Algumas regiões de São Paulo já começaram o plantio da safra de soja 2021/22, enquanto outras localidades do estado ainda aguardam chuvas para ter condições favoráveis às atividades deste novo ciclo.
Segundo o presidente da Aprosoja SP, Azael Pizzolato Neto, a expectativa para esta temporada é subir entre 5 e 8% a área cultivada com relação à safra passada e atingir, pela primeira vez, a marca do 1,3 milhão de hectares. Sobre a produtividade, caso o clima seja positivo em todo o ciclo, a projeção é contabilizar 60 sacas por hectare.
Um ponto destacado pela liderança é o aumento do custo de produção, que tem sido compensado pela valorização do preço da soja no mercado. Nas contas da entidade, na safra 20/21 o produtor paulista precisa desembolsar 35/40 sacas ao valor de R$ 100,00 a saca para custear cada hectare. Já em 21/22, o custo segue sendo de 35/40 sacas, mas considerando o preço de R$ 150,00 a saca.
Neto ressalta ainda que, mesmo com preços remuneradores, o volume de vendas deste ano está inferior ao registra no mesmo período de 2020, o que, na visão dele, demonstra a aposta do produtor em novas valorizações da oleaginosa.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja SP no vídeo.
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto