HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho

Publicado em 30/09/2021 10:42 e atualizado em 30/09/2021 13:25
Renato Carvalho - Engenheiro Agrônomo e Técnico da Seagri
Colheita na entressafra brasileira permite boas oportunidades de comercialização aos produtores alagoanos que investem cada vez mais em tecnologia

Podcast

Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho

Logotipo Notícias Agrícolas

Grande parte do país está no início dos trabalhos de plantio da nova safra, mas em Alagoas os produtores se ocupam com a colheita de suas lavouras de milho e soja se aproveitando do regime de chuvas diferenciado para ofertar volumes no mercado justamente neste período de entressafra.

Segundo o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas), Renato Carvalho, esse é justamente um dos diferenciais da região que atrai produtores de outros estados e empresas interessadas em receber os grãos em janelas alternativas.

Na safra de soja os trabalhos já estão na reta final, restando apenas 20% das lavouras para colheita, e vão apresentando produtividades entre 60 e 65 sacas por hectare, patamares considerados bastante positivos). Já no milho, a colheita ainda está pela metade e os produtores estão alcançando produtividades melhores do que as do ano passado, já que o investimento em tecnologia é cada vez maior.

Na visão de Carvalho, o grande desafio da soja será ampliar a área cultiva além dos atuais 15 mil hectares e um dos caminhos para isso seria a rotação de culturas com a cana de açúcar, que é a principal cultura alagoana com 300 mil hectares. Já no milho, o grande gargalo ainda é a produtividade, e para isso é necessário seguir com os investimentos em tecnologia.

Além da cana, milho e soja, se destacam no estado as culturas de palma forrageira (utilizada como alimentação para a pecuária leiteira alagoana), fruticultura, fumo, mandioca e laranja.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário