HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Piauí se prepara para iniciar plantio da soja, mas atraso na entrega de insumos preocupa Aprosoja

Publicado em 01/10/2021 15:59 e atualizado em 01/10/2021 17:59
Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí
Presidente da entidade cita logística como o principal gargalo da produção estadual, mas ainda aposta em incremento de área cultivada e recorde de produção neste ciclo 21/22

Podcast

Piauí se prepara para iniciar plantio da soja, mas atraso na entrega de insumos preocupa Aprosoja

Logotipo Notícias Agrícolas


O vazio sanitário para o plantio da soja no Piauí se encerra no próximo dia 15 de outubro e o planejamento dos produtores está andando para o início das atividades assim que as condições forem favoráveis. 

Segundo o presidente da Aprosoja PI, Alzir Pimentel Aguiar Neto, a melhor janela de plantio do estado é o mês de novembro, quando a semeadura deve avançar e registrar 8% de aumento de área com relação à safra passada.

A perspectiva é positiva também para a produção, que deve crescer 10% e atingir novo recorde após as 2,6 milhões de toneladas da safra passada. O milho, que produziu 2,4 milhões no último ciclo também pode registrar incremento nesta nova temporada.

A grande preocupação da liderança é a logística de entrega de insumos. Neto relata que o estado sofre muito com as estradas e com espaço para utilizar o porto de Itaqui, que acaba dando preferência para as movimentações de minérios.

O presidente destaca que há atrasos na entrega de insumos importantes para o plantio e que, apesar de não deve impactar o início dos trabalhos, este atraso pode esticar o plantio da safra para além de novembro, saindo assim da janela ideal de cultivo.

Até o momento, um terço da safra já foi negociado antecipadamente para travar custos e aproveitar os excelentes preços de mercado, que chegaram em até US$ 28,50 no estado.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PI no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário