Plantio da soja está praticamente encerrado em Marechal Cândido Rondon/PR
Podcast
Plantio da soja está praticamente encerrado em Marechal Cândido Rondon/PR
![]()
O plantio da safra de soja 2021/22 já está praticamente encerrado em Marechal Cândido Rondon no Paraná. Até aqui, 97% das lavouras já foram semeadas e o restante deve ser concluído anda nesta semana.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, na primeira janela de plantio, a semeadura avançou para 45% até o dia 1 de outubro, contra apenas 2% no mesmo período do ano passado. Depois, uma nova janela após o dia 12 de outubro deu condições para mais avanços.
Até aqui o desenvolvimento das lavouras é positivo e a expectativa é de safra boa na região com as previsões de clima apontando condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas. A recomendação da liderança é para o produtor focar agora na aplicação de herbicidas e fungicidas para manter este alto potencial produtivo.
Outro ponto positivo desse adiantamento é que a janela de plantio para o milho segunda safra em 2022 será mais favorável e pode resultar em maiores produtividades.
Neste momento os produtores optam por segurar um pouco as negociações futuras, apostando em esperar novas movimentações dos preços até a hora da colheita e acompanham de perto a situação logística na entrega de insumos.
Chapla destaca que para esta safra de soja está tudo dentro do normal e que as compras para a safrinha 22 também estão adiantadas. Já para a safra 2022/23, as preocupações com falta de insumos é grande na região.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo.
0 comentário
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel