HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Excesso de chuvas atrasa plantio e dificulta germinação da soja em Goioerê/PR

Publicado em 20/10/2021 10:12 e atualizado em 20/10/2021 10:44
Sergio Fortis - Presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR
Atividades estão 20 dias atrás do que deveriam e impacto vai ser sentido na safrinha de milho 2022. Lavouras já semeadas enfrentam terra "lacrada" pela chuva para poder emergir

Podcast

Excesso de chuvas atrasa plantio e dificulta germinação da soja em Goioerê/PR

Logotipo Notícias Agrícolas

Os produtores de Goioerê no Paraná estão enfrentando dificuldades para semear a nova safra de soja de soja 2021/22. Após atraso para o início dos trabalhos esperando a chuva, ela veio, mas em excesso, e agora as atividades não conseguem avançar.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sérgio Fortis, o plantio na região está em 50% do total estimado, enquanto o normal seria entrar em outubro já com esses 50%, o que resulta em um atraso de 20 dias no ciclo de semeadura e vai impactar na janela do milho safrinha em 2022.

Além de impossibilitar o avanço das máquinas em campo, os 400 mm acumulados de chuvas em outubro também impedem uma boa germinação das lavouras já semeadas. A liderança explica que, como o município é de terra roxa, a excesso de precipitações acaba “lacrando” o solo e muitas plantas não vão emergir com perfeição e pode haver replantios.

Em meio a tudo isso, poucos negócios antecipados foram fechados, já que os produtores estão escaldados após venderem muito antecipado na safra passada e depois se depararem com valorizações nos preços até a colheita, conforme aponta o presidente.

Fortis também relata que, 90% dos produtores já têm tudo comprado para a segunda safra de milho do ano que vem e, como a região não tem a opção de cultivar trigo, a safrinha vai acontecer, mesmo que em janela apertada e com menos produtividade.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário