Na reta final do plantio da soja, Norte do Paraguai registra vento e granizo no fim de semana

Publicado em 25/10/2021 10:07 e atualizado em 25/10/2021 11:13
Neivo Fritzen - Produtor Rural
Região recebeu chuvas mais tarde, passou por janelas de excessos de precipitações e agora entra na parte final de plantio. Último fim de semana foi de chuva forte, ventos e granizo que causaram danos em muitas lavouras

Podcast

Na reta final do plantio da soja, Norte do Paraguai registra vento e granizo no fim de semana

Logotipo Notícias Agrícolas

O ritmo de plantio da safra de soja 2021/22 se divide em duas realidades no Paraguai. Enquanto a região ao sul de Cidade do Leste recebeu chuvas ainda em setembro e já encerrou as atividades, a parte ao norte só teve precipitações em outubro e ainda ficou com pouca janela de plantio devido as precipitações constantes.

Segundo o produtor rural no Departamento de Canindeyú, Neivo Fritzen, o plantio está agora na reta final, mas as grandes chuvas do último final de semana com ventos fortes e queda de granizo, inclusive com pedras registradas em mais de meio quilo, já causaram danos em muitas lavouras e pode haver necessidade de replantio de algumas áreas.

Olhando para o mercado, o produtor relata que os agricultores paraguaios conseguiram preço razoáveis de trocas e se protegeram com vendas futuras. O restante da negociação deve acontecer apenas quando houver uma perspectiva melhor do tamanho desta produção.

Enquanto isso, o planejamento para a segunda safra de milho de 2022 e da próxima safra de soja 2022/23 está acontecendo e a preocupação com os elevados custos de produção é grande. Fritzen destaca que vai haver “diminuição brutal de tecnologia” e a opção pode ser por reduzir ou zerar as aplicações de fertilizantes e mudar os mecanismos de manejo de daninhas.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural do Departamento de Canindeyú no Paraguai no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário