Plantio da soja está praticamente encerrado em Ipiranga do Norte/MT e expectativa é positiva
Podcast
Plantio da soja está praticamente encerrado em Ipiranga do Norte/MT e expectativa é positiva
![]()
As chuvas registradas até aqui em Ipiranga do Norte no Mato Grosso não foram abundantes como o esperado pelos produtores, mas foram suficientes para garantir o avanço do plantio da safra de soja 2021/22, que hoje está ao redor de 95% no município.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT, Loinir Gatto, as precipitações foram suficientes para uma boa germinação das plantas, mas não garantem umidade de solo necessária para o restante do ciclo. Inclusive alguns replantios foram percebidos na região.
Caso não haja novos problemas climáticos, a expectativa do Sindicato é encerrar essa safra com média de produtividade ao redor das 60 sacas por hectare, um patamar positivo na região, atingindo picos de 80 sacas.
Olhando para o mercado, Gatto destaca que apenas 35% desta produção prevista já foi negociada com travamento de custos. O motivo para essa lentidão é a valorização de preços vistas na safra passada após fechar contratos antecipados por R$ 60,00 a saca, os valores foram à R$ 150,00 na colheita.
Para o milho segunda safra as perspectivas também são positivas, uma vez que as primeiras colheitas de soja vão começar já em 5 de janeiro e permitir ótima janela de semeadura para o cereal.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto