Carazinho/RS já perdeu até 80% do milho e tem perdas de 20% na soja
Podcast
Carazinho/RS já perdeu até 80% do milho e tem perdas de 20% na soja
![]()
Desde o início dos trabalhos de plantio da safra de milho no final de agosto, as lavouras de Carazinho no Rio Grande do Sul enfrentam falta de chuvas que prejudicaram a semeadura e o desenvolvimento das plantas.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, o milho já tem perdas consolidadas entre 50 e 80% na região, com algumas lavouras já registrado até 100% de prejuízo. Inclusive, algumas áreas estão sendo derrubadas para plantio de soja.
Já na soja, as perdas também aparecem, mas em menor volume. A liderança destaca que as 30% de lavouras semeadas mais cedo, estão em enchimento de grãos e já perderam até 20% do potencial produtivo. Para as lavouras mais tardias, uma retomada nas precipitações ainda seria capaz de recuperar muitas áreas.
Na visão de Vargas, a única ação capaz de mitigar esses danos por estiagens que já são recorrentes no estado seria a adoção de mais áreas irrigadas. Porém, este avanço esbarra na liberação de licenças ambientais, custos muito elevados e algumas regiões sem disponibilidade de água suficiente para fazer açudes.
Confira a entrevista completa com o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS no vídeo.
0 comentário
Mercado da soja tem viés baixista até mesmo no longo prazo; margens no BR podem ser ainda menores em 26/27
Soja inverte o sinal em Chicago e perde mais de 1% na tarde desta 6ª feira
Em Chicago, preços da soja têm novas altas nesta 6ª feira, entre fundamentos e cenário externo
Colheita de soja no RS alcança 10% da área, mas segue atrás da média histórica
Colheita da soja alcança 10% da área cultivada no RS
Preços da soja sobem nos portos do BR e voltam a superar os R$ 130/sc com leves ganhos em Chicago e dólar em alta