Até o momento, maior impacto das chuvas na Bahia para a soja é a impossibilidade de realizar aplicações
Podcast
Até o momento, maior impacto das chuvas na Bahia para a soja é a impossibilidade de realizar aplicações
![]()
O excesso de chuvas na Bahia já atingiram 72 municípios e deixaram 58 em estado de emergência, mas pelo menos nas áreas de soja e algodão do estado os impactos ainda não são grandes.
Segundo a vice-presidente da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Carminha Missio, algumas cultivares mais precoces começam a apresentar abortamento de vagens, mas devido ao alto número de vagens por plantas, a situação ainda não preocupa.
O maior problema neste momento é a impossibilidade dos produtores entrarem nas lavouras para realizar suas aplicações de nutrientes, defensivos e fertilizantes. Outra preocupação, mas para o futuro, é que o sistema radicular das plantas ficou mais curto devido ao excesso de chuvas e isso pode resultar em dificuldades caso as chuvas fiquem escassas em janeiro, como o previsto.
Neste momento, as culturas mais afetadas na Bahia são as de hortifruti que são mais sensíveis às intempéries, mas a Federação ainda não teve condições de realizar um levantamento e mensurar essas perdas. A grande preocupação de todos é para os efeitos sociais do excesso de chuva nas comunidades baianas.
Missio destaca que a FAEB já doou 7 mil cestas básicas até o Natal e segue com campanhas de arrecadação de doações, com participação dos produtores do estado, para as mais de 300 mil pessoas atingidas.
Confira como participar das doações nas imagens abaixo e acompanhe a entrevista completa com a vice-presidente da FAEB no vídeo.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo