Jataí/GO se prepara para iniciar a colheita da soja esperando boa produtividade
Podcast
Jataí/GO se prepara para iniciar a colheita da soja esperando boa produtividade
![]()
Após a melhor implementação das lavouras de soja dos últimos 5 anos em Jataí em Goiás, o regime de chuvas foi volumoso e bem distribuído ao longo de todo o ciclo e garantiu um bom desenvolvimento das plantas.
Segundo a produtora rural Lia Katzer, também não houve dificuldades com pragas e doenças, o que sustenta a expectativa de alta produtividade para as colheitas que deve começar no dia 20 de janeiro e ganhar ritmo mais forte a partir de 2 de fevereiro.
A preocupação de momento é para a disponibilidade de produtos de dessecação das lavouras de soja pensando no plantio do milho. Com a retirada do Paraquat do mercado, a produtora destaca que falta Diquat disponível e muitos agricultores vão dessecar menos áreas ou reduzir o volume de produtos utilizados.
A expectativa para a segunda safra de milho é bastante positiva com 100% da área devendo ser destinada ao grão, que terá plantio dentro da janela ideal de semeadura em 2022.
Olhando para o mercado, Katzer aponta que apenas 40% da produção estimada de soja foi negociada até o momento, um índice inferior aos das safras passadas devido à muito receio dos produtores em negociar após as valorizações vividas ao longo da colheita da temporada passada.
Confira a entrevista completa com a produtora rural de Jataí/GO no vídeo.
0 comentário
Semana começa com soja e trigo com altas de mais de 2 dígitos em Chicago; milho também sobe
Soja sobe em Chicago acompanhando avanço do trigo nesta segunda-feira
AgRural: MT ganha ritmo, mas plantio de soja do Brasil agora está atrás do ano passado
SOJA/CEPEA: Preços recuam no Brasil e nos EUA
Soja 26/27 entra em outubro entre excesso de chuva no Sul e umidade ainda irregular em Mato Grosso
Mato Grosso semeia 10,23% da soja e mantém ritmo abaixo da safra 2025/26