Levantamento do Sind. Rural de Palotina/PR aponta perdas de 100% no milho silagem e 95% na soja
Podcast
Levantamento do Sind. Rural de Palotina/PR aponta perdas de 100% no milho silagem e 95% na soja
![]()
As lavouras de Palotina no Paraná passaram por um longo período sem registro de chuvas, o que impactou diretamente e drasticamente o desenvolvimento tanto do milho quanto da soja nesta safra de verão 2021/22.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, a entidade realizou levantamento na virada do ano e, até o dia 28 de dezembro a perda da soja era de 80%. Este patamar subiu para 90% no começo do ano e agora já é de 95% da produção esperada que, na visão da liderança, não se recupera mais.
Para as primeiras lavouras que conseguiram ser colhidas, Zabot relata que a qualidade dos grãos está muito baixa e as empresas estão com dificuldades para receber as remessas, já que não há destino para este nível de qualidade. As lavouras de milho silagem também sofreram muito e tiveram perdas de 100%.
Diante do cenário drástico, entidades regionais e estaduais buscam junto ao Ministério de Agricultura e o governo federal a disponibilização de linhas de crédito especiais, possibilidades de renegociação das dívidas, agilidade das seguradoras para liberarem as áreas e apoio aos produtores de leite, que também reduziram em 35% a produção diária.
A esperança no momento seria a segunda safra de milho, para ajudar a recuperar um pouco dessas contas e ainda dar algum suporto ao setor das proteínas animais. Porém, diante da falta de chuvas que persiste na região, a semeadura não é possível no momento.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes