HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sem chuva desde novembro, nem mesmo a soja e o milho irrigados escaparam de grandes perdas em São Borja/RS

Publicado em 01/02/2022 10:43 e atualizado em 01/02/2022 11:39
Albano Antônio Strieder - Engenheiro Agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS
Milho semeado em setembro teve perda de 100% da produção, enquanto a soja de sequeiro já teve o potencial reduzido em cerca de 80% no município

Podcast

Sem chuva desde novembro, nem mesmo a soja e o milho irrigados escaparam de grandes perdas em São Borja/RS

Logotipo Notícias Agrícolas

Desde o dia 25 de novembro a região de São Borja no Rio Grande do Sul não registra chuvas expressivas e os impactos apareceram em prejuízo no desenvolvimento das lavouras tanto de milho quanto de soja desta safra de verão 2021/22.

lavouras do soja em São Borja RS - janeiro 22 (7)

Segundo o engenheiro agrônomo Albano Antônio Strieder, nunca houve uma estiagem tão severa na região e as perdas na produtividade foram severas. No milho, por exemplo, as lavouras plantadas em agosto estão terminando de serem colhidas com produtividades entre 40 e 50 sacas por hectare, já as semeadas em setembro tiveram perda total na produção. Até mesmo o milho irrigado perdeu cerca de 30% do potencial produtivo.

lavouras do soja em São Borja RS - janeiro 22 (8)

Do lado da soja, o especialista relata que as perdas consolidadas já estão em 50% daquilo que era esperado inicialmente, mas os números podem ser ainda maiores e já chegarem aos 80% do total. Até mesmo as lavouras de irrigação estão com grandes prejuízos nas plantas.

lavouras do soja em São Borja RS - janeiro 22 (1)

Strieder relata que as barragens de água utilizadas na irrigação são preparadas para aguentar estiagens, mas não suportaram os cerca de 70 dias sem chuvas. Dos 56 pivôs centrais que o engenheiro acompanha na região, 36 estão parados neste momento pela falta de água. Justamente no momento mais crítico das lavouras em floração e enchimento de grãos.

lavouras do soja em São Borja RS - janeiro 22 (12)

A única alternativa que resta é a busca pelos seguros agrícolas e o reforço no planejamento para as próximas safras, com mais atenção à irrigação e um fortalecimento nos sistemas de armazenamento de água, que precisa ser o foco daqui em diante na visão de Strieder.

lavouras do soja em São Borja RS - janeiro 22 (3)

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo de São Borja/RS no vídeo.

 

lavouras do soja em São Borja RS - janeiro 22 (10)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário