HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de soja a menos do que o esperado inicialmente, aponta Aprosoja PR

Publicado em 16/02/2022 14:59
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR
Após perdas na safra de verão, presidente da entidade recomenda investimentos na segunda safra de milho para potencializar o teto produtivo e a rentabilidade na safrinha 2022

Podcast

Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de soja a menos do que o esperado inicialmente, aponta Aprosoja PR

Logotipo Notícias Agrícolas

Ao longo do plantio da safra de soja 2021/22 a Aprosoja Paraná estimava a produção estadual de 20,9 milhões de toneladas, mas agora, com a colheita em andamento essa projeção já foi reduzida para 14 milhões de toneladas.

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, os meses de dezembro e janeiro foram complicados para o clima e isso afetou o desenvolvimento das lavouras que estão sendo colhidas entre 3,3 e 24,7 sacas por hectare na região de Goioerê, por exemplo, que costuma atingir entre 74 e 82 sc/ha.

Diante deste cenário, que tem seguro agrícola precisa ter agilidade no acionamento, já que a demanda por perícias está alta e os técnicos demoram para chegar às propriedades. A liderança também destaca que muitos contratos que já estavam fechados não vão conseguir ser cumpridos.

Ao mesmo tempo, o plantio da segunda safra de milho avança, mas ainda sem boas condições para o desenvolvimento das lavouras. O presidente ressalta a importância de o produtor buscar auxílio dos técnicos para verificar exatamente a janela de Zoneamento Agrícola de cada região para evitar plantios fora dos períodos recomendados que ficam sem seguro e com risco maior de problemas climáticos.

Por fim, Bonesi recomenda que os produtores invistam nesta segunda safra de milho, mesmo nesse momento de custos de produção elevados, a fim de aumentar as chances de ter altas produtividades e atingirem rentabilidade com o cereal.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • joao luiz ryzik floresta - PR

    O Paraná não deverá colher 8 milhões de tonelada de soja...

    1