Chuva atrasa termino da colheita da soja em Tocantins e dificulta escoamento da produção pelo estado das estradas
Podcast
Chuva atrasa termino da colheita da soja em Tocantins e dificulta escoamento da produção pelo estado das estradas
A colheita da soja já foi finalizada em 60% das lavouras de Tocantins, com as regiões Norte e Centro mais adiantadas e a Sul ainda com 20%. Porém, o avanço das atividades está comprometido devido as chuvas constantes que caem no estado.
Segundo o Diretor da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, choveu bastante nos últimos 7/10 dias e a colheita precisa acontecer apenas nas janelas possíveis. Mesmo assim, algumas áreas não conseguem ser finalizadas e a qualidade dos grãos está sendo afetada.
Sendo assim, a expectativa de superar em 10% a produtividade média de 53 sacas por hectare registrada no ano passado poderá ser revista até o fim dos trabalhos.
Outro reflexo das precipitações que está afetando o ritmo dos produtores é o estrago nas estradas do estado, especialmente as vicinais, com registro até mesmo de caminhões atolados, justamente neste momento de escoar a produção.
Quanto ao mercado, a liderança destaca que entre 35 e 40% da produção já foi negociada com produtores travando custos e trocando por insumos, em valores menores do que os atuais, mas que ainda existem bons volumes para vendas em patamares mais elevados.
O plantio da segunda safra de milho também está afetado pela chuva e deve ser deixado de lado em algumas regiões, especialmente na Oeste, que tem mais umidade no solo neste momento. Buffon explica que o milho plantado com muito umidade não se desenvolve bem e, que nesta safra com custos de produção muito elevados, a semeadura precisa resultar em produtividade e algumas lavouras previstas vão ficar sem plantio.
Confira a entrevista completa com o Diretor da Aprosoja Brasil no vídeo.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja