Chuva atrasa termino da colheita da soja em Tocantins e dificulta escoamento da produção pelo estado das estradas
Podcast
Chuva atrasa termino da colheita da soja em Tocantins e dificulta escoamento da produção pelo estado das estradas
A colheita da soja já foi finalizada em 60% das lavouras de Tocantins, com as regiões Norte e Centro mais adiantadas e a Sul ainda com 20%. Porém, o avanço das atividades está comprometido devido as chuvas constantes que caem no estado.
Segundo o Diretor da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, choveu bastante nos últimos 7/10 dias e a colheita precisa acontecer apenas nas janelas possíveis. Mesmo assim, algumas áreas não conseguem ser finalizadas e a qualidade dos grãos está sendo afetada.
Sendo assim, a expectativa de superar em 10% a produtividade média de 53 sacas por hectare registrada no ano passado poderá ser revista até o fim dos trabalhos.
Outro reflexo das precipitações que está afetando o ritmo dos produtores é o estrago nas estradas do estado, especialmente as vicinais, com registro até mesmo de caminhões atolados, justamente neste momento de escoar a produção.
Quanto ao mercado, a liderança destaca que entre 35 e 40% da produção já foi negociada com produtores travando custos e trocando por insumos, em valores menores do que os atuais, mas que ainda existem bons volumes para vendas em patamares mais elevados.
O plantio da segunda safra de milho também está afetado pela chuva e deve ser deixado de lado em algumas regiões, especialmente na Oeste, que tem mais umidade no solo neste momento. Buffon explica que o milho plantado com muito umidade não se desenvolve bem e, que nesta safra com custos de produção muito elevados, a semeadura precisa resultar em produtividade e algumas lavouras previstas vão ficar sem plantio.
Confira a entrevista completa com o Diretor da Aprosoja Brasil no vídeo.
0 comentário
Prêmios de mais de 100 pts e alta de quase 2% em Chicago puxam preços e negócios com a soja no Brasil
Dados de exportações do USDA mostram início do programa de compras de soja na China e Chicago sobe
Soja opera em leve alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª com suporte do farelo e atenção ao clima nos EUA
Preços da soja caem em Chicago, mas alta do dólar mantém equilíbrio no mercado brasileiro
Soja busca sustentação em Chicago nesta 4ª, com suporte do farelo, de olho no clima e no cenário externo
Soja em Chicago e dólar sobem nesta 3ª feira, mas preços no BR ainda são limitados por alta disponibilidade