HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva atrasa termino da colheita da soja em Tocantins e dificulta escoamento da produção pelo estado das estradas

Publicado em 23/02/2022 10:23
Maurício Buffon - Diretor da Aprosoja Brasil
Expectativas de superar produtividade média da safra passada podem ser revistas, já que muitas áreas não conseguem ser colhidas devido à chuva. Plantio do milho também está sendo repensando neste cenário de muita umidade do solo

Podcast

Chuva atrasa termino da colheita da soja em Tocantins e dificulta escoamento da produção pelo estado das estradas

Logotipo Notícias Agrícolas 

A colheita da soja já foi finalizada em 60% das lavouras de Tocantins, com as regiões Norte e Centro mais adiantadas e a Sul ainda com 20%. Porém, o avanço das atividades está comprometido devido as chuvas constantes que caem no estado.

Segundo o Diretor da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, choveu bastante nos últimos 7/10 dias e a colheita precisa acontecer apenas nas janelas possíveis. Mesmo assim, algumas áreas não conseguem ser finalizadas e a qualidade dos grãos está sendo afetada.

Sendo assim, a expectativa de superar em 10% a produtividade média de 53 sacas por hectare registrada no ano passado poderá ser revista até o fim dos trabalhos.

Outro reflexo das precipitações que está afetando o ritmo dos produtores é o estrago nas estradas do estado, especialmente as vicinais, com registro até mesmo de caminhões atolados, justamente neste momento de escoar a produção.

Quanto ao mercado, a liderança destaca que entre 35 e 40% da produção já foi negociada com produtores travando custos e trocando por insumos, em valores menores do que os atuais, mas que ainda existem bons volumes para vendas em patamares mais elevados.

O plantio da segunda safra de milho também está afetado pela chuva e deve ser deixado de lado em algumas regiões, especialmente na Oeste, que tem mais umidade no solo neste momento. Buffon explica que o milho plantado com muito umidade não se desenvolve bem e, que nesta safra com custos de produção muito elevados, a semeadura precisa resultar em produtividade e algumas lavouras previstas vão ficar sem plantio.

Confira a entrevista completa com o Diretor da Aprosoja Brasil no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário