Melhores lavouras de soja em Guaíra/PR renderam apenas 12 sc/ha
Podcast
Melhores lavouras de soja em Guaíra/PR renderam apenas 12 sc/ha
![]()
Após uma das maiores estiagens dos últimos anos, os produtores de Guaíra no Paraná se depararam com quedas drásticas de produtividade nesta safra de soja 2021/22. Faltando mais 30% das lavouras para serem colhidas, o levantamento realizado pelo Sindicato Rural do município aponta perdas de 90% da produtividade.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR, Silvanir Rosset, muitas áreas não foram nem colhidas e outras estão rendendo apenas 2 sacas por hectare. As melhores áreas, que foram as semeadas por último, estão com produtividades entre 10 e 12 sacas por hectare.
Além da queda de produtividade, os poucos grãos colhidos estão com muitos problemas de qualidade. A liderança destaca que esses índices de produtividade não pagam os arrendamentos das terras e, muitas vezes, não cobrem nem mesmo os gastos com as máquinas colheitadeiras.
Já mudando o foco para a segunda safra de milho, Rosset relata que muitos produtores arriscaram o plantio apostando nas chuvas previstas para o início desta semana, que realmente se confirmaram e devem dar condições para o início da germinação. Porém, a semeadura já estava atrasada, o potencial produtivo reduzido e o risco climático de seca e geadas elevado.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR no vídeo.
0 comentário
Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês
Soja inicia semana se ajustando e realizando lucros nesta 2ª em Chicago, na espera pelo novo USDA