Excesso de chuva prejudica soja do Maranhão e reduz produtividade da safra 21/22
Podcast
Excesso de chuva prejudica soja do Maranhão e reduz produtividade da safra 21/22
![]()
Assim como a janela de plantio, o período de colheita da safra de soja é bastante extenso no Maranhão, com os trabalhos começando em janeiro e chegando à 60% do total neste momento. Outro ponto que atrasa as atividades é a chuva, que está acima da média desde o começo de 2022.
Segundo o presidente da Aprosoja MA, Vilson Ambrozi, o excesso de precipitações e a falta de luminosidade nas lavouras vai reduzir a produtividade média do estado entre 5 e 10% daquela que era esperada inicialmente, ao redor das 55 sacas por hectare.
A liderança destaca também que os preços de venda do grão estão 20% maiores do que os registrados na safra passada 2020/21, mas é difícil avaliar se estes são patamares positivos, ainda mais quando se leva em conta os custos de produção elevados para o ciclo 2022/23.
Ao mesmo tempo, o plantio da segunda safra de milho já foi realizado em praticamente a totalidade dos 415 mil hectares e as expectativas de potencial produtivo estão elevadas.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MA no vídeo.
0 comentário
Soja sobe levemente em Chicago nesta 3ª feira (11), mas mercado trava antes do novo USDA
Negócios com a soja no Brasil voltam a acontecer neste início de semana com preços nos portos testando os R$ 150/sc
Soja/Cepea: Chuvas nos EUA pressionam futuros, mas prêmios sustentam cotações no BR
Soja sobe em Chicago nesta 2ª feira com petróleo e derivados dando suporte ao complexo
Soja fecha com leves baixas em Chicago nesta 6ª, mas com semana firme no Brasil
Sinograin vai leiloar mais meio milhão de toneladas de soja