Mato Grosso do Sul inicia safra de soja 22/23 com vendas 20% atrasadas e custos 26% maiores
Podcast
Mato Grosso do Sul inicia safra de soja 22/23 com vendas 20% atrasadas e custos 26% maiores
![]()
O plantio da safra de soja 2022/23 já começou no Mato Grosso do Sul, mas ainda de maneira calma e tranquila, com apenas 2% do total esperado já semeado.
O presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo Dobashi, explica que as chuvas atrasam as atividades, que devem ganhar ritmo após duas semanas, já com tempo mais firme. Essas precipitações, inclusive, ajudam a animar os produtores, que esperam bons resultados nesta temporada.
A projeção da entidade é uma média de produtividade de 53,4 sacas por hectare para uma produção total de mais de 12 milhões de toneldas. Este patamar fica acima das 40 sc/ha registradas na safra passada, que sofreu com a seca, mas abaixo da temporada retrasada que teve média de 62 sc/ha (recorde para o estado).
Do lado do mercado, os produtores sul-mato-grossenses iniciam o novo ciclo com vendas 20% atrasadas com relação aos últimos anos e muita apreensão diante da grande volatilidade nos preços da soja no estado e dos custos de produção, que nesta safra foram 26% maiores do que os do ciclo 2021/22.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MS no vídeo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira