HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

IDR-Paraná inicia monitoramento da Ferrugem Asiática com cenário mais propício à doença do que em 2021

Publicado em 19/10/2022 15:08
Edivan José Possamai - Coordenador Estadual Programa Grãos Sustentáveis do IDR-PR
Inverno menos frio e com mais chuvas no estado acabou sendo mais propício para a manutenção de plantas guaxas nas beiradas de matas e estradas. Expectativa é ter 240 coletores de esporos espalhados pelo Paraná para ajudar produtores neste monitoramento

Podcast

IDR-Paraná inicia monitoramento da Ferrugem Asiática com cenário mais propício à doença do que em 2021

Logotipo Notícias Agrícolas 

O IDR-Paraná já iniciou seu sistema de monitoramento de esporos da Ferrugem Asiática para a safra de soja 2022/23. Até o momento, 75 dos 240 coletores previstos já estão em funcionamento em diferentes regiões produtoras do estado. 

O coordenador estadual do Programa de Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, explica que, ao contrário do que aconteceu na safra passada, o inverno de 2022 foi menos frio, com menos geadas e mais chuvoso, o que garante melhores condições para a presença de plantas guaxas nas beiradas de matas e rodovias, aumentando a possibilidade inicial de pressão da doença. 

Por outro lado, as previsões de mais um ano sob efeito do La Niña, com menos chuva ao longo do ciclo, pode mais uma vez ajudar a conter o avanço dos esporos, assim como na temporada 21/22 que se encerrou com o menor número de coletas na série histórica. 

Além de ajudar os produtores a monitorarem o avanço dos esporos da Ferrugem Asiática, o sistema do IDR-Paraná tem como objetivo reduzir as aplicações de defensivos. Possamai conta que, na média das últimas seis safras, as aplicações de fungicidas caíram 40% no estado, o que representa ganho entre R$ 200,00 e R$ 300,00 por hectare ao produtor. 

Confira a íntegra da entrevista com o coordenador estadual do Programa de Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário