Soja tem bom desenvolvimento em Laguna Carapã (MS), mas chuvas precisam chegar até o final do mês para não prejudicar plantas em fase de enchimento de grãos
Podcast
Soja tem bom desenvolvimento em Laguna Carapã (MS), mas chuvas precisam chegar até o final do mês para não prejudicar plantas em fase de enchimento de grãos
![]()
Os campos de soja em Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul aguardam chuvas previstas para o final deste mês, entre os dias 25 a 28 de dezembro, principalmente a parcela em que as plantas estão em fase de enchimento de grãos. As informações são do técnico agrícola da Casa da Lavoura Dourados, Antônio Rodrigues Neto.
Ele pontua que as chuvas para a realização da semeadura da oleaginosa foram boas, e em alguns momentos, até esxcessivas, mas que não prejudicaram a germinação das sementes. Atualmente, segundo o especialista, cerca de 30% dos campos estão em fase de enchimento de grãos, mas ainda há parte em floração e em formação de "canivetes".
Em anos em que a safra da soja na região transcorre dentro da normalidade, a média de produtividade gira em torno das 58 a 65 sacas por hectare, o que está mantido até o momento. Rodrigues Neto pontua que alguma perda pode ser registrada se as precipitações não vierem a partir dos dias finais de dezembro e no mês de janeiro, em que cerca de 70% das lavouras estarão em fases determinantes e que precisarão de chuva.
Sobre as negociações da commodity, o técnico agrícola explica que este ano os produtores de Laguna Carapã ficaram mais reticentes em comprometer grandes volumes, uma vez que houve oscilação forte dos preços da soja e os custos de produção para a implantação da safra foram elevados. "Agora os sojicultores esperam melhores preços e oportunidades de venda para que os negócios sejam feitos e que remunerem", disse.
0 comentário
Baixa forte do dólar frente ao real neutraliza altas em Chicago e soja fecha 4ª feira estável no mercado brasileiro
Com nova alta forte do óleo e queda do dólar no BR, soja tem altas de dois dígitos em Chicago nesta 4ª
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, retomando fôlego após perdas consecutivas
Com novas baixas da soja em Chicago nesta 3ª, mercado segue travado no Brasil
Preços da soja seguem de lado em Chicago nesta 3ª feira e precisam de novas notícias
EUA perdem participação no mercado de soja da China para suprimentos da América do Sul em 2025