HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Excesso de chuva atrasa colheita e tira potencial produtivo da soja em Querência/MT

Publicado em 11/01/2023 10:45
Osmar Frizzo - Produtor Rural em Querência/MT
Somente em dezembro foram 500mm acumulados o que tira peso do grão e aumenta presença de pragas e doenças, já que produtor não consegue realizar os tratos culturais de final de ciclo

Podcast

Excesso de chuva atrasa colheita e tira potencial produtivo da soja em Querência/MT

Logotipo Notícias Agrícolas

A colheita da safra de soja 2022/23 já começou em Querência no Mato Grosso, mas o excesso de chuvas está prejudicando o andamento dos trabalhos, que até agora, avançaram apenas nas áreas irrigadas e devem se estender no município na virada de janeiro e fevereiro. 

Segundo o produtor rural Osmar Frizzo, somente em dezembro foram 500 mm acumulados no município, o que prejudicou o enchimento dos grãos e impossibilita ações de manejo e aplicações de final de ciclo, deixando a porta aberta para pragas e doenças. 

soja 22-23 sofrendo com chuva em Querência MT - janeiro 23 (1)

Diante deste cenário, a expectativa de chegar próximo das 70 sacas por hectare de produtividade média não será atingida nesta temporada, que também já traz preocupação para a segunda safra de milho. 

O produtor relata que o plantio da soja já tinha começado atrasado, o que, por si só, já diminuiria a janela ideal de plantio do milho. Porém, as chuvas podem atrasar também a colheita e criar uma situação ainda mais complicada para a safrinha, que deve ter área reduzida em pelo menos 10%. 

Já de olho no mercado, Frizzo aponta que as negociações voltaram a avançar na região e já chegam em 70% do total estimado de produção. Mesmo com preços voláteis, houve bons momentos de rentabilidade e os produtores venderam para cobrir seus custos e já começar a viabilização de implementação das próximas safras. 

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Querência/MT no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário