Falta de chuvas em dezembro já tirou, pelo menos, 1,4 milhão de toneladas da soja do Paraguai

Publicado em 16/01/2023 14:24
Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios
Expectativa de produção caiu de 9,8 milhões de toneladas ao final do plantio para 8,4 milhões neste momento em que se iniciam as colheitas. Vendas também seguem atrasadas com apenas 22% do volume já travado

Podcast

Falta de chuvas em dezembro já tirou, pelo menos, 1,4 milhão de toneladas da soja do Paraguai

Logotipo Notícias Agrícolas

Ao final do plantio da safra de soja 2022/23, o Paraguai comemorava as boas condições de clima para a semeadura e esperava grande produção, ultrapassando a marca de 9,8 milhões de toneladas estimadas inicialmente. 

Porém, o cenário atual é outro. Depois de pouca chuva em dezembro, as lavouras tiveram prejuízo no desenvolvimento e a projeção de produção foi reduzida para 8,8 milhões de toneladas em dezembro e novamente para 8,4 milhões em janeiro. 

Segundo a diretora sócia da DASAGRO, Esther Storch, essa será uma safra com produtividades muito variadas. Em sua avaliação, 20% da área irá produzir apenas 29,16 sacas por hectare (com pontos de somente 16,66 sc/ha), 50% do que foi plantado ficará ao redor de 46,66 sacas por hectare e os 30% restantes poderão chegar em até 58,33 sc/ha. 

Do lado do mercado, a comercialização segue lenta e atrasada, com apenas 22% do volume previsto já travado. Storch afirma que, a severa quebra na Argentina tende a impulsionar os preços para cima e estimular novas vendas conforme a colheita avança, inclusive pensando nos custeios das próximas safras. 

Confira a íntegra da entrevista com a diretora sócia da DASAGRO no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário