HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Rondônia projeta aumentar produtividade da soja em 5 sc/ha e lamenta gargalo logístico

Publicado em 01/03/2023 14:47
Vicente Godinho - Engenheiro Agrônomo e Membro da Aprosoja Rondônia
Falta de infraestrutura nas estradas e portos do estado impedem avanço maior do agronegócio rondoniense. Algumas regiões do estado ainda enfrentam dificuldades para colher devido ao excesso de chuvas

Podcast

Rondônia projeta aumentar produtividade da soja em 5 sc/ha e lamenta gargalo logístico

Logotipo Notícias Agrícolas

A colheita da soja 2022/23 atingiu cerca de 60% das lavouras plantadas em Rondônia e, conforme os trabalhos vão avançando, as projeções de boas produtividades vão se confirmando no estado. 

Segundo o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO, Vicente Godinho, a expectativa é superar a produtividade média registrada na safra passada em 5 sacas por hectare e obter safra recorde diante do aumento também da área semeada. 

colheita da soja rondonia - vicente godinho (5)

Detalhando as regiões, o pesquisador aponta que a região de Vilhena tem colheita em 90%, seguido pelo Norte do estado com 60%, região central com 50% e Sul, próximo à Cerejeiras, com dificuldades devido ao excesso de chuvas e vagens com anomalias. 

colheita da soja rondonia - vicente godinho (1)

Outra dificuldade enfrentada pelos produtores rondonienses é a logística, que na visão do membro da Aprosoja RO é o principal gargalo do agro estadual. Ele comenta que, há alguns anos, Rondônia exportava menos de 1 milhão de toneladas de grãos e que em 2023 deve exportar 12 milhões, utilizando a mesma infraestrutura de estradas e portos. 

colheita da soja rondonia - vicente godinho (6)

Olhando para as segundas safras de algodão e milho, Godinho relata que o plantio de ambas as culturas está sendo bem realizado e que os produtores do estado apostam muito no milho safrinha em 2023 como forma de aumentar a renda e recuperar dívidas após os altos custos de produção desta temporada. 

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO no vídeo. 

colheita da soja rondonia - vicente godinho (2)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário