HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de soja 23/24 começa no Mato Grosso com atenção ao clima e margens bastante apertadas

Publicado em 14/09/2023 14:45 e atualizado em 14/09/2023 15:33
Cleiton Gauer - Superintendente do Imea
Imea estima 43,7 milhões de toneladas, faz alerta para possibilidade de chuvas abaixo da média durante o ciclo e destaca rentabilidade pequena mesmo com custo de produção 15% menor

Logotipo Notícias Agrícolas

O plantio da safra de soja 2023/24 está começando no Mato Grosso com perspectiva de aumento de 1% na área semeada, que deve chegar em 12,22 milhões de hectares, de acordo com o levamento do Imea. A produtividade desta temporada está estimada em 59,7 sacas por hectare, o que vai resultar em 43,7 milhões de toneladas produzidas. 

O Superintendente do Imea, Cleiton Gauer, explica que esses patamares são estimativas dentro da média histórica do estado, apesar de serem mais baixos do que as 61,3 sc/ha e 45,3 milhões de toneladas registradas na safra passada, que teve clima excepcional para o desenvolvimento das lavouras. 

O clima, inclusive, deverá ser um ponto de atenção ao longo desta temporada. O superintendente aponta que os mapas climáticos estão mostrando chuvas abaixo da média para o período de desenvolvimento das lavouras. 

De olho nas contas, Gauer relata que o custo de produção caiu cerca de 15% em relação a safra passada, mas isso não se reflete em produtividade, já que o preço da soja caiu com força e achatou as margens de produtividade. 

Confira a íntegra da entrevista com o Superintendente do Imea no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário