Safra de soja 23/24 começa no Mato Grosso com atenção ao clima e margens bastante apertadas
O plantio da safra de soja 2023/24 está começando no Mato Grosso com perspectiva de aumento de 1% na área semeada, que deve chegar em 12,22 milhões de hectares, de acordo com o levamento do Imea. A produtividade desta temporada está estimada em 59,7 sacas por hectare, o que vai resultar em 43,7 milhões de toneladas produzidas.
O Superintendente do Imea, Cleiton Gauer, explica que esses patamares são estimativas dentro da média histórica do estado, apesar de serem mais baixos do que as 61,3 sc/ha e 45,3 milhões de toneladas registradas na safra passada, que teve clima excepcional para o desenvolvimento das lavouras.
O clima, inclusive, deverá ser um ponto de atenção ao longo desta temporada. O superintendente aponta que os mapas climáticos estão mostrando chuvas abaixo da média para o período de desenvolvimento das lavouras.
De olho nas contas, Gauer relata que o custo de produção caiu cerca de 15% em relação a safra passada, mas isso não se reflete em produtividade, já que o preço da soja caiu com força e achatou as margens de produtividade.
Confira a íntegra da entrevista com o Superintendente do Imea no vídeo.
0 comentário

Setor Produtivo defende Código Florestal e impactos críticos da Moratória da Soja em audiência no Senado

Presidente da Abiove defende modernização da Moratória da Soja

Possibilidade de acordo entre China e EUA dá espaço para altas contínuas da soja em Chicago, mas negociações devem ser duras

Soja fecha terceiro pregão consecutivo em alta, com sinais importantes vindos da relação China-EUA

Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil em abril

Soja continua subindo em Chicago nesta 4ª, atenta ao financeiro mais confiante