Região centro-norte de Goiás sofre com falta de chuvas e está mais atrasada em relação ao plantio da soja, aponta liderança
Região centro-norte de Goiás sofre com falta de chuvas e está mais atrasada em relação ao plantio da soja, aponta liderança
![]()
O Estado de Goiás conta com cerca de 65% a 70% das áreas de soja plantadas até o momento, segundo o presidente da Aprosoja local, Joel Ragagnin. Ele explica que a semeadura está atrasada, levando em conta que a janela ideal de plantio para melhor produtividade vai até o final de novembro.
Isso se deve, segundo ele, à irregularidade das chuvas, que impactaram o plantio principalmente no centro-norte do Estado. "A falta de chuvas por lá tem atrasado o plantio, e cerca de 1/3 das áreas foram plantadas até agora", explicou.
As altas temperaturas registradas nos últimos dias também causam preocupação, devido à alterações causadas no ciclo da soja além de favorecer o surgimento de algumas pragas e doenças.
A incerteza em relação ao clima e ao plantio dentro da melhor janela para a soja tem feito com que os produtores estejam mais conservadores para travar contratos antecipados. "Além disso, há a incerteza sobre os preços da soja, então os produtores seguem aguardando", disse.
0 comentário
AgRural: Paraná dá a largada no plantio da safra 2026/27 de soja
Com mercado aquecido, comercialização da soja 26/27 do Brasil chega a 29,1% e supera média
Soja aprofunda perdas em Chicago com baixas mais fortes também no óleo e no trigo nesta 6ª
Soja pisa no freio em Chicago após semana de fortes oscilações; mercado busca definir direção
Soja inverte o sinal em Chicago, fecha em alta e mantém janela aberta às vendas no Brasil
China acelera compras nos EUA para o ritmo mais rápido em 4 anos e sustenta altas da soja em Chicago