Das enchentes no Sul ao fogo no Mato Grosso: safra de soja 23/24 enfrenta dificuldades climáticas em todo o Brasil
Das enchentes no Sul ao fogo no Mato Grosso: safra de soja 23/24 enfrenta dificuldades climáticas em todo o Brasil
A safra de soja 2023/24 está sendo marcado pela irregularidade climática de norte a sul do Brasil. Para entender melhor como estão as condições nas mais diversas regiões produtoras do país, o Notícias Agrícolas reuniu representantes de quatro estados, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Bahia.
Vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, destacou os problemas causados pelo excesso de chuvas, que além de impedir o plantio da soja, aumenta a pressão de doenças no milho e dificulta a finalização da colheita no trigo.
Já no Mato Grosso, o produtor rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, trouxe o cenário de até 50 dias sem chuvas em alguns pontos da região, o que já causa perdas de, no mínimo, 20% no potencial produtivo da soja, que pode ser ainda maior caso as chuvas não cheguem nesta semana.
A falta de precipitações também é problema na Bahia. O diretor do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães/BA, Cícero José Teixeira, aponta que o potencial produtivo das lavouras já foi afetado e haverá dificuldades também para culturas de milho, milheto e feijão caupi.
Por fim, no Paraná, o engenheiro agrônomo do departamento técnico da C.Vale, Fábio Biazoto, ressaltou que há lavouras em condições ruins, mas também existem áreas se desenvolvendo bem. De qualquer forma, a produtividade já deve ser 20% menor do que a da safra passada e haverá consequências para a janela do milho safrinha.
Acompanhe toda a conversa no vídeo
0 comentário
Relatório do USDA foi neutro para soja, mas Chicago caiu com alta do dólar e chuvas no Brasil favorecendo plantio
Soja: Brasil ainda vê ritmo lento do plantio 24/25 travando avanço de novos negócios; CBOT recua
Plantio de soja em MT atinge 8,8% da área, atraso ante 2023 é de 26 pontos, diz Imea
Pátria informa plantio da soja no Brasil alcançando 9,3% da área, ainda atrasado
Plantio de soja em Toledo (PR) chega a 95% das áreas semeadas, segundo presidente do Sindicato Rural local
Soja sobe em Chicago nesta 6ª, recupera perdas da sessão anterior e se ajusta antes do USDA