HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da soja em Itambaracá (PR) terminou, mas há preocupação com stress hídrico e desenvolvimento das plantas

Publicado em 22/11/2023 10:36 e atualizado em 22/11/2023 11:08
Mário Teixeira Marinho Neto - Produtor Rural na Região de Itambaracá/PR
Semeadura da oleaginosa foi feita dentro da janela ideal, e a perspectiva é de que a do milho safrinha também seja preservada
Podcast

Plantio da soja em Itambaracá (PR) terminou, mas há preocupação com stress hídrico e desenvolvimento das plantas

Logotipo Notícias Agrícolas

O plantio da soja em Itambaracá, no Paraná, já foi finalizado dentro da janela ideal, até o final de outubro, segundo o produtor rural local Mário Teixeira Marinho Neto. Ele explica que durante o trabalho de semeadura o clima colaborou, mas depois, em novembro, as chuvas cortaram e vieram as altas temperaturas.

"Isso causou um estresse hídrico e um estresse nas plantas. Com o solo mais seco e as altas temperaturas, que chegaram aos 42°C, as plantas acabaram 'travando' o desenvolvimento com problemas no sistema radicular", disse. 

Apesar desta condição, o produtor explica que ainda é cedo para falar tanto em expectativa de média de produtividade quanto em possíveis perdas. "O que se espera é que o clima se normalize e para que haja recuperação das plantas", pontuou.

Com a janela de plantio da soja respeitada, Marinho Neto acredita que será possível plantar o milho safrinha na janela ideal também, mas pondera que tudo irá depender de como será o desenvolvimento da soja e o processo de colheita da oleaginosa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário