Plantio da soja em Itambaracá (PR) terminou, mas há preocupação com stress hídrico e desenvolvimento das plantas
Plantio da soja em Itambaracá (PR) terminou, mas há preocupação com stress hídrico e desenvolvimento das plantas
![]()
O plantio da soja em Itambaracá, no Paraná, já foi finalizado dentro da janela ideal, até o final de outubro, segundo o produtor rural local Mário Teixeira Marinho Neto. Ele explica que durante o trabalho de semeadura o clima colaborou, mas depois, em novembro, as chuvas cortaram e vieram as altas temperaturas.
"Isso causou um estresse hídrico e um estresse nas plantas. Com o solo mais seco e as altas temperaturas, que chegaram aos 42°C, as plantas acabaram 'travando' o desenvolvimento com problemas no sistema radicular", disse.
Apesar desta condição, o produtor explica que ainda é cedo para falar tanto em expectativa de média de produtividade quanto em possíveis perdas. "O que se espera é que o clima se normalize e para que haja recuperação das plantas", pontuou.
Com a janela de plantio da soja respeitada, Marinho Neto acredita que será possível plantar o milho safrinha na janela ideal também, mas pondera que tudo irá depender de como será o desenvolvimento da soja e o processo de colheita da oleaginosa.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira