HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ferrugem chegou mais cedo em 23/24 e nova mutação deve trazer resistência à outros defensivos

Publicado em 07/12/2023 14:33
Cláudia Vieira Godoy - Pesquisadora Embrapa Soja
Embrapa Soja destaca cenário propício para alta pressão da Ferrugem e importante do produtor rotacionar princípios ativos de fungicidas
Podcast

Ferrugem chegou mais cedo em 23/24 e nova mutação deve trazer resistência à outros defensivos

Logotipo Notícias Agrícolas

A Ferrugem Asiática chegou mais cedo para a safra de soja 2023/24. Até o momento, o Consórcio Antiferrugem da Embrapa já registra 35 casos confirmados da doença em lavouras comerciais, sendo 26 no Paraná, 4 no rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina e 2 em São Paulo. 

Em comparação, a mesma época do ano registrava 3 casos em 22/23, 2 casos em 21/22, 12 casos em 20/21 e 2 casos em 19/20. 

A pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, explica que um inverno mesmo rigoroso manteve mais plantas de soja voluntária em campo, o que ajudou a antecipar a chegada da doença. Além disso, o alongamento do plantio da safra também vai ajudar a aumentar a pressão da Ferrugem ao longo de todo o ciclo. 

Outro ponto destacado por Godoy, é que estudos da Embrapa identificaram a presença de novas mutações da Ferrugem Asiática, o que torna a doença resistente a mais tipos de fungicidas, o que reforça a necessidade de o produtor rotacionar princípios ativos em suas aplicações. 

Confira a íntegra da entrevista com a Pesquisadora da Embrapa Soja no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário