HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Aprosoja MT estima safra de soja 23/24 com a maior quebra porcentual de produtividade dos últimos 30 anos

Publicado em 16/01/2024 14:47
Lucas Beber - Presidente da Aprosoja MT
Entidade projeta cerca de 9 milhões de toneladas a menos neste ciclo e já espera 20% menos produtividade no milho safrinha
Podcast

Aprosoja MT estima safra de soja 23/24 com a maior quebra porcentual de produtividade dos últimos 30 anos

Logotipo Notícias Agrícolas

A safra de soja 2023/24 do Mato Grosso deve representar a maior queda percentual de produtividade dos últimos 30 anos, de acordo com os levantamentos realizados pela Aprosoja MT. Após colher 45 milhões de toneladas no ciclo 22/23, o estado não deverá passar das 36,5 milhões nesta temporada. 

O Presidente da Aprosoja MT, Lucas Beber, conta que a entidade realizou visitas em todas as regiões do estado rodando 8 mil quilômetros e entrevistando 908 associados em 1.003 propriedades mato-grossenses para chegar em números de produtividade ao redor de 50 sacas por hectare. 

Porém, para alguns essa quebra será ainda maior, já que as primeiras lavouras que estão sendo colhidas no estado estão registrando produtividades ao redor de 45, 35 e até mesmo menos de 10 sacas por hectare. 

Nos cálculos da Aprosoja MT, essa perda na produção de soja irá representar prejuízo de R$ 17 bilhões para a economia do estado neste ano. 

Milho 

As dificuldades climáticas desde o início da safra de soja promoveram uma das maiores janelas de plantio da história do Mato Grosso, o que vai alongar também a colheita e refletir na segunda safra de milho. 

A liderança aponta que, ao menos 20% da produtividade da safrinha já será perdida logo de largada diante do plantio fora da janela e da diminuição de investimentos tecnologicos por parte dos produtores. 

Confira a íntegra da entrevista com o Presidente da Aprosoja MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Bom dia, Não Estamos vendo um dia após outro, Uma noticia que represente ser Bôa, em Relação à produtividade da soja , e a futura safrina do milho ; ??

    1