Deral projeta safra de soja menor do que o esperado no Paraná após dificuldades climáticas em dezembro
Deral projeta safra de soja menor do que o esperado no Paraná após dificuldades climáticas em dezembro
A safra de soja 2023/24 no Paraná começou com uma projeção de 21,9 milhões de toneladas de produção, que poderia chegar em 23 milhões, caso as boas condições climáticas do começo do ciclo permanecessem no estado.
Porém, após um mês de dezembro com pouca chuva e temperaturas elevadas essa projeção caiu e hoje está em menos de 20 milhões de toneladas, de acordo com o Deral.
O Analista de Deral, Edmar Gervásio, destaca que a colheita está avançando na região Oeste e deve se estender para outras localidades do estado, atingir pico entre janeiro e fevereiro e receber novas atualizações na perspectiva de produção.
Milho
A colheita da primeira safra de milho também está avançando no Paraná, mas o impacto do clima no cereal foi menor do que na soja, relata Gervásio.
Já para a segunda safra, que já tem plantio em andamento, o Deral espera semeadura de 2,4 milhões de hectares, área similar à de 2022, e produção na casa das 14 milhões de toneladas.
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja