HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Perda da soja em Guarda Mor (MG) pode ficar entre 20% a 30%, afetada pelo clima e ataques da mosca branca

Publicado em 24/01/2024 10:34 e atualizado em 24/01/2024 11:39
Tiago Machado - Produtor Rural na região de Guarda-Mor/MG
Produtor relata dificuldade na aquisição de produtos para controle dos insetos
Podcast

Perda da soja em Guarda Mor (MG) pode ficar entre 20% a 30%, afetada pelo clima e ataques da mosca branca

Logotipo Notícias Agrícolas

O desenvolvimento da soja em Guarda-Mor, em Minas Gerais, está bastante desparelho, segundo o produtor rural local, Tiago Machado. Ele explica que as áreas de sequeiro, princpalmente, estão se desenvolvendo de forma escalonada porque o plantio ocorreu desta maneira, em janelas em que o clima possibilitou em outubro, novembro, dezembro, até finalizar em janeiro.

"Estimo que de forma geral, tanto as áreas de pivô quanto as áreas de sequeiro, por enquanto, devam ter perda entre 20% a 30%", afirma Machado. Nas áreas de pivô, ele destaca que houve dificuldade de encontrar fontes de água que fossem o suficiente para os talhões, além das altas temperaturas, que prejudicaram o crescimento das plantas.

Já nas áreas de sequeiro, a irregularidade das chuvas, além do calor excessivo e plantio em janelas diferentes deixam uma expectativa de perda, ainda que haja soja em início de desenvolvimento, precisando de chuvas até março. 

Outro ponto trazido por Machado são os ataques da mosca-branca. "Está muito difícil o controle. Tanto por causa do clima, que favorece o nascimento dos insetos, quanto pela questão de não encontrar os produtos necessários para fazer o controle", afirmou.

mosca branca guarda mor minas gerais soja
Foto: Tiago Machado
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário