HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Araguari (MG) avança na colheita da soja mas já computa perdas devido a clima adverso, mosca branca e ferrugem

Publicado em 21/02/2024 10:48 e atualizado em 21/02/2024 11:24
Ricardo Minoro - Diretor Técnico Comercial da Fazenda Quilombo
Área de milho segunda safra deve diminuir em torno de 40% no Município, explica técnico
Podcast

Araguari (MG) avança na colheita da soja mas já computa perdas devido a clima adverso, mosca branca e ferrugem

Logotipo Notícias Agrícolas

A colheita de soja em Araguari, Minas Gerais, chegou a 50% das áreas, segundo o diretor técnico comercial da Fazenda Quilombo, Ricardo Minoro. Ele explica que chove há uma semana no Município, o que tem favorecido o plantio do milho segunda safra, mas atrapalhado a entrada das colheitadeiras nos talhões de soja. 

De acordo com Minoro, já é possível computar perdas com a metade da área de soja colhida em Araguari. "A soja precoce no sequeiro teve quebra de 50%, a de ciclo médio no sequeiro perdeu 20% e a de ciclo tardio, que ainda segue no campo, está sofrendo com ataque de mosca branca e incidência de ferrugem", explicou.

Com isso, a média de produtividade projetada no momento é de 60 sacas por hectare, e até o final da colheita, Minoro acredita que o número deva chegar a 65 sacas por hectare, em torno de 20 sacas a menos do que o usual para o Município. 

Em relação ao milho segunda safra, Minoro afirma que os produtores de Araguari estão desmotivados, e que a área de cultivo do cereal deve ser reduzida em 40% em função do atraso de 25 dias da janela ideal e os preços baixos de venda. "Até a primeira quinzena de março, no máximo até dia 20, as áreas que não será plantado milho, o produtor vai entrar com sorgo. Passado isso, as opções são milheto ou braquiária", disse.

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário