Projeções da safra de soja em SC melhoram em função de um clima melhor, mas produtividade será menor que o ciclo anterior, diz Enori Barbieri
Projeções da safra de soja em SC melhoram em função de um clima melhor, mas produtividade será menor que o ciclo anterior, diz Enori Barbieri
![]()
A colheita da safra de soja em Santa Catarina vai avançando, e chega entre 30% a 4% das áreas já colhidas, segundo o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri. De acordo com ele, após uma porojeção inicial de safra mais pessimista, o clima melhorou e está colaborando agora com as plantas no campo, o que se traduz no momento em uma produtividade média de 55 a 60 sacas por hectare. Entretanto, isso é 15% a menos do que o visto na safra anterior no Estado.
Segundo Barbieri, esta melhora nas projeções de produtividade se deram em função de chuvas mais regulares no Estado, após excesso de precipitações em novembro e dezembro de 2023, que atrapalharam o plantio, e um veranico em fevereiro.
A questão que preocupa é que, mesmo com este incremento na produtividade que não estava previsto nas projeções iniciais, os preços de venda da soja estão aquém do que o produtor esperava. O vice-presidente da Faesc aponta que a receita com a comercialização da oleaginosa não deve cobrir todas as despesas dentro da porteira.
Sobre o milho verão, cerca de 80% das lavouras já foram colhidas, também registrando uma diminuição na produtiviodade, estimada, no momento, estre 100 a 130 sacas por hectare.
0 comentário
Preços da soja permanecem firmes no BR, se equilibrando entre variáveis do mercado e apesar da baixa em Chicago
Apesar de fundamentos fortes, soja realiza lucros em Chicago e fecha 5ª feira com baixas de dois dígitos
China volta às compras de soja dos EUA, mas mercado vê movimento mais político do que comercial
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com realização de lucros e cautela antes de relatório do USDA
Clima preocupante no Corn Belt, demanda da China nos EUA e geopolítica no foco da soja em Chicago, apesar de leves baixas desta 4ª feira
Soja: Brasil vende 4 milhões de t na semana com preços perto dos melhores momentos do ano