Com falta de chuvas, plantio da soja está atrasado em Sorriso (MT), com cerca de 5% das áreas semeadas
Com falta de chuvas, plantio da soja está atrasado em Sorriso (MT), com cerca de 5% das áreas semeadas
Sem chuvas com bons volumes há cerca de 140 dias, Sorriso, no Mato Grosso, registra atraso no plantio da soja. De acordo com o delegado da Aprosoja - MT e diretor do Sindicato Rural de Sorriso, Diogo Damiani, até o momento, cerca de 5% a 6% das áreas de soja foram plantadas até o momento quanto, normalmente, nesta época o percentual deveria ser de 20% a 25% das áreas semeadas.
Com este atraso, segundo Damiani, 'a luz amarela' já está acesa em relação ao deslocamento da janela de plantio do milho safrinha e do algodão no ano que vem. Ele explica que há previsão de chuvas com bons volumes entre os dias 10 a 12 deste mês, mas se estas previsões não se confirmarem, o alerta passa a ser vermelho.
A área de soja deve ser mantida no Município, de acordo com a liderança, estimada em 540 mil hectares. Uma das preocupações expressadas por Damiani é a questão do custo de produção, que este ano deve ficar na casa das 54 sacas para a implantação de um hectare de soja. A média de produtividade, normalmente, quando o clima colabora com a cultura, fica na casa das 60 a 62 sacas por hectare.
0 comentário
À espera do USDA, soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Céleres: Safra de soja 2025/26 deve alcançar novo recorde no Brasil
Soja se alinha antes do novo USDA e opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil