Com capacidade produtiva ainda comprometida pela crise, setor sucroenergético perde oportunidade com cenário favorável de preços

Publicado em 03/02/2017 13:24
Confira a entrevista de Dib Nunes - Grupo Idea
Setor sucroenergético se recupera da crise com melhores cotações do açúcar e nova política de preços para o etanol mas perde oportunidades de negócios com produção abaixo do potencial

Podcast

Setor Sucroenergético busca recuperação, mas está aquém da capacidade produtiva e poderia aproveitar melhor as oportunidades de mercado com açúcar e e

Download

 

No último ano, o setor sucroenergético apresentou uma recuperação nos preços internacionais para o açúcar, bem como uma recuperação dos preços do etanol no mercado interno.

Dib Nunes, do Grupo Idea, aponta que "estamos vivendo um momento de alívio depois de seis anos de chumbo" que levaram o setor a uma situação com grandes dificuldades, sobretudo no que diz respeito à intervenção do Governo nos preços do etanol.

O etanol, cuja produção está 90% concentrada no Brasil, teve seus preços praticamente congelados nos últimos anos, gerando poucas margens para as usinas, que ao mesmo tempo, tinham que realizar reajustes em insumos, mão-de-obra e em todo o sistema produtivo. De acordo com Nunes, em muitos momentos o etanol foi vendido abaixo do custo de produção, o que gerou inadimplência e muitas usinas com endividamento elevado.

A partir de agora, com uma nova política na Petrobrás, as empresas começam a "respirar algumas margens", aponta Nunes, que ainda não são elevadas, mas já geram um certo alívio para o setor.

São 380 unidades ativas de produção no Brasil, mas anteriormente, este número era de 443. O país já chegou a produzir 70 milhões de toneladas de açúcar, mas atualmente produz 37 milhões de toneladas. Para o etanol, a comparação também ocorre: de 32 bilhões de litros para 27 bilhões de litros.

Ele lembra que 45% da produção mundial de açúcar é exportada pelo Brasil e que a outra parte é consumida aqui. "Somos dependentes da exportação", atesta. Para 2030, há uma previsão de que o Brasil possa consumir até 15 milhões de toneladas de açúcar, logo, a produção teria que crescer para atender essa demanda. A estimativa também é de que o país possa suprir 50% do mercado mundial.

Nunes destaca que os fornecedores de cana, que são mais de 70 mil no Brasil, voltaram a ter margens e "estão tendo um ano novo". Logo, à medida em que forem recebendo os resultados da safra, o investimento será maior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Que o setor sucroalcooleiro é um sistema ordenado e poderia estar numa situação melhor é inquestionável..., seu revés começou quando o governo petista resolveu prostituir a Petrobras com o lançamento do pré sal... Lulla, o entusiasta, em seu primeiro governo era recebido pelos líderes do setor canavieiro como um Deus, aí invernou em fazer da Petrobras o ninho de suas falcatruas. Caso a Petrobras fosse privatizada e grupos sucroalcooleiros comercializassem sua produção, o setor não teria sucumbido à uma politica desonesta.... Caso isto tivesse acontecido, o poder dos petistas poderia ser controlado... A Petrobras sempre praticou o preço do mercado mundial, só não praticou a carga tributaria do mercado mundial, ou o retorno aos cidadãos da monstruosa arrecadação... O aumento ou a necessidade de crescimento deste setor virá pelo uso da tecnologia no campo e gestão administrativa do que em aumento de área..., na época da fartura cometeram erros inimagináveis para fazer jogo de fundos econômicos. Todos os entrevistados deste setor douram a pilula para não citar os responsáveis da decaída do setor. O mutualismo com o governo continua desde Martin Afonso de Souza... Aguardemos.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Dejair, sinceramente já faz algum tempo que sou leitor desse espaço e, sem medo de errar "esse comentário é um dos melhores que já li" ...PARABÉNS !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). "Pesquei" uma outar pérola de sua autoria. Tomo a liberdade de postá-la nesse espaço, para o deleite dos leitores: "Aqui na minha cidade tem uma família que tinha uma empresa,viviam em carrões,davam muito valor as aparências e ostentações.Um dia a empresa quebrou,pois sua liquidez pagando credores era negativa.A família continua vivendo muito bem,mas os empregados e fornecedores estão numa pior.Encerrando o patriarca chama Sr. Brasil,seus filhos José Ribamar,Fernando Henrique e Luiz Ignácio estão muito bem obrigado e hoje fingem que não conhecem seus antigos empregados".

      0