Melhoramento genético faz cana produzir 180 toneladas por hectare

Publicado em 03/04/2017 09:13
Com um sistema radicular mais eficiente, a chamada Cana Energia produz mais açúcar e etanol por hectare e até 12 vezes mais energia por hectare. Enquanto o Centro-Sul tem média de produtividade de 78 tonelada/ha, variedade chega a até 180 t.

Com foco no melhoramento genético da cana-de-açúcar, a empresa Vignis desenvolveu um tipo chamado de Cana Energia, que produz mais açúcar e etanol por hectare e até 12 vezes mais energia por hectare.

De acordo com Luis Claudio Rubio, presidente da empresa, essas variedades não são lançadas no mercado e nem licenciadas. A empresa faz seus próprios canaviais e fornece a cana ou a biomassa para os seus clientes.

Neste ano, a média de produtividade, dos 10 mil hectares plantados pela Vignis, foi de 180 toneladas por hectare - contra uma média de 78 toneladas por hectare no Centro-Sul do Brasil.

O aumento de produtividade, segundo Rubio, se dá porque o sistema radicular dessa variedade é mais eficiente, extrai mais água e mais nutrientes. Ao invés de olhar só para o açúcar, a empresa quis desenvolver o vegetal mais eficiente na conversão de luz solar e nutrientes do solo.

Em questão de solo, não muda nada para a produção convencional: "é cana-de-açúcar, algo que todo mundo sabe produzir há 200 anos", diz o presidente. A Cana Energia é mais apropriada para fazer etanol do que fazer açúcar cristal branco, mas para fazer o açúcar DHP, que compõe grande parte da exportação brasileira, ela também é eficiente.

Na produção de energia, mora a grande diferença: enquanto uma cana normal tem uma sobra de 4 toneladas, gerando 2MWe, a Cana Energia tem uma sobra de 57 toneladas, gerando 27MWe. Rubio chegou a realizar uma projeção: se 5 milhões de hectares fossem substituídos pela Cana Energia, o Brasil poderia bater a meta da COP 21 e produzir 20% da energia que o país consome.

Esse foi o resultado da primeira geração da variedade genética. Agora, a cada geração, a empresa espera resultados cada vez melhores. Alguns testes já indicam para variedades que produzem 300 toneladas por hectare - mas ainda não se sabe como seria o desempenho disso no campo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Caro João Batista...cade a democracia do seu site!!!! quando contrariam o que site pensa voce glosa....se manifeste..ou esta fazendo igual ao LULA>>DILMA>>aquela anta presidente da petrobras que não sabia de nada...

    6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      DALZIR ao contrario de você eu agradeço o Joao Batista ou para alguma outra pessoa que corta os meus comentarios -----As vezes perco a esportiva e ai eles cortam----Eu agradeço porque depois de excrever de forma destemperada eu me arrependo--

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      DALZIR por exemplo se uma pessoa gasta um dinheiro para pintar a casa e logo em seguida vai um espirito de porco pichador, eu não aguento e se tivesse uma arma na mao atiraria ----Mas o espaço Noticias Agrícolas nos ensina a comer sapos porque assim e' a vida

      0
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Acredito efetivamente em desenvolvimento tecnológico em todas as áreas mas desde que tenha dados comprobatórios,para dar crédito ao entrevistado teria que desconsiderar o que a ciência agronômica me ensinou,como por exemplo:

      1º A cana de açúcar esta como outras assentadas em um tripé solo-planta -clima,penso que foi produzida em um ambiente A, em B,C, D seria o mesmo?.

      2º Houve delineamento estatístico?, com quais outras variedade e qual testemunha?

      3º O mercado de energia é muito comentado,tipo temos duas Itaipu dentro dos canaviais,penso que a usina tem sua cogeração e vender no mercado aberto não garante as vezes o custo/ beneficio do investimento, o governo prefere acionar as termas e dar faturamento à Petrobras do que influir no preço do megawatt.

      -Outras considerações:

      78 toneladas é uma média hoje de no minimo 5 cortes,a variedade citada inicia com quantas toneladas no primeiro corte?,é colhida em toletes ou inteira?.

      - Qual o PUI desta variedade, mantém o brix campo caso seja médio ou longo?

      - Quem lhe garante que ficara exclusiva a sua variedade,deve ter um exército vigiando seus 10.000 hectares.

      - Quando o Roberto Rodrigues falou que deveria ser divulgada tecnologia para sociedade,num primeiro momento como todas as pesquisas é para sociedade agrícola, no caso da sua empresa é um segredo tecnológico e só interessa economicamente ao seu grupo.

      - Sua entrevista foi muito evasiva,sinceramente não sei a quem empolgou.

      - Desculpe mas na minha ignorância poderia usar o trocando em miúdos,quer dizer......

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Dejair, não seria uma "fake news" ? Está na moda ultimamente...

      0
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Paulo,estamos fartos de tabloides sensacionalistas,não sei se vamos sair deste buraco com cidadãos querendo imitar políticos,o tempo passa e continua tudo como antes no quartel de Abranches.

      0