Sistema de plantio de mudas pré brotadas de cana ganha fôlego com necessidade de renovação rápida das lavouras

Publicado em 12/05/2017 10:53
Confira a entrevista com Mauro Alexandre Xavier - pesquisador do IAC
As mudas são cultivadas em viveiro, em um ambiente controlado, gerando uniformidade no processo de produção do canavial

Podcast

Mauro Alexandre Xavier - pesquisador do IAC

Download

O sistema de mudas pré-brotadas é uma tecnologia que não é nova, mas que vem sendo bastante utilizada pelo setor sucroenergético. Mauro Xavier, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que é referência nessa tecnologia, conta que esse sistema muda o conceito de plantio e que tem sido bem aceito, com utilização crescente, permitindo que os produtos possam chegar mais rapidamente ao produtor.

Outro aspecto destacado por Xavier é o aspecto de qualidade e o desdobramento, com redução da massa necessária para se fazer a mesma área, resultando em uma operação mais leve, o que impacta diretamente na logística e no consumo de energia do processo da cana-de-açúcar.

Essas mudas são cultivadas em viveiro, em um ambiente controlado, gerando uniformidade no processo de produção do canavial. Os fornecedores podem até multiplicar esse processo, mas é recomendável que eles passem por um processo de conhecimento.

Para este conhecimento, o IAC tem um programa, o Projeto Cana, que oferece cursos para ensinar as técnicas e capacita esses fornecedores para passar a tecnologia adiante.

A tecnologia tem sido utilizada tanto por produtores quanto por unidades de processamento. Às vezes, faz parte da associação de dois sistemas, o que é bastante utilizado pelas usinas.

O custo de implantação de uma área, como destaca Xavier, é relativo. Mas algumas coisas como a qualidade e a produção própria tornam esse custo da implantação praticamente equivalente a um cultivo normal. Há, entrentanto, trabalhos sendo realizados para que este custo se torne menor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário