Setor sucroenergético paulista renova o Protocolo Agroambiental e reafirma compromisso com a sustentabilidade

Publicado em 27/06/2017 10:27
Arnaldo Jardim - Secretário da Agricultura e Abastecimendo de São Paulo
Medida permite uma expressiva redução na emissão de gases nocivos, além de uma preservação ainda mais garantida do uso responsável de água nos canaviais. Renovação otimiza ainda as práticas de uso e conservação do solo, além de melhores técnicas de manejo. Inovação e sustentabilidade são palavras de ordem.

O setor sucroenergético paulista renovou seu Protocolo Agroambiental, que já trouxe bons resultados em sua primeira fase e que, agora, chega com novos desafios para alcançar a sustentabilidade nos canaviais.

Arnaldo Jardim, secretário de agricultura do estado de São Paulo, destaca que a importância dessa renovação para o setor está no compromisso com a sustentabilidade, uma agricultura feita em harmonia com o meio ambiente e também com um produto, a biodiversidade, para combater as mudanças climáticas e diminuir a emissão dos gases de efeito estufa.

Esse acordo, feito há 10 anos, permitiu que o estado não utilizasse mais fogo para realizar queimadas na cana-de-açúcar. Agora, 98% da safra já foi colhida de forma mecanizada e evitou o equivalente a 162 mil ônibus funcionando durante o ano inteiro em emissão de gases.

No que diz respeito ao uso de água na lavoura, foi evitado o gasto em 60%. Para Jardim, essas são algumas das metas "extraordinárias" que foram cumpridas por esse acordo.

Agora, o acordo tem novas metas, relacionadas ao uso do solo e ao reaproveitamento de subprodutos da cana-de-açúcar.

Sustentabilidade, inovação e geração de empregos são algumas das palavras de ordem para alavancar o setor, segundo o secretário. Ele destaca, ainda, que a produção de biocombustíveis e de energia a partir da biomassa faz o Brasil estar na frente de vários países do mundo no que diz respeito à diminuição de emissão de gases.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário