Cana SP: déficit hídrico na região de Araraquara pode comprometer vigor e produtividade; no Oeste, boas condições

Podcast
Cana SP: déficit hídrico na região de Araraquara pode comprometer vigor e produtividade; no Oeste, boas condições
DownloadO Notícias Agrícolas irá trazer, todo dia 15 de cada mês, um boletim agroclimático para detalhar o acompanhamento da safra de cana de açúcar no estado de São Paulo.
Daniel Duft, especialista em sensoriamento remoto do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), destaca que este boletim traz pontos como o índice de vegetação e o acompanhamento das chuvas na lavoura de cana em 12 regiões paulistas, sempre trazendo um retrato do que ocorreu no mês anterior.
Os dados são baseados no modelo climático europeu, que são compilados para o estado, bem como contam também com uma análise sensorial para destacar o nível de vegetação.
Neste momento, as regiões Noroeste e boa parte da região Norte de São Paulo acumulam um déficit hídrico, com precipitações até 10mm, uma vez que as chuvas demoraram para começar e, quando vieram, ficaram abaixo da média histórica. "Isso fez com que o estado tivesse algumas regiões que não estão em excedente hídrico", salienta Duft. O restante das regiões apresenta volume acumulado de 11mm a 100mm.
A situação de desempenho da safra é de alerta para a região de Araraquara, que não conseguiu se recuperar e, portanto, está em alerta vermelho. Para as regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília e Presidente Prudente, o alerta é amarelo, o que configura uma situação de atenção.
Confira o boletim completo no vídeo acima!
1 comentário
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres
EURIVAL GABARRÃO RUIZ José Bonifácio - SP
Dizer que a região de São Jose do Rio Preto está com poucas chuvas, é desconhecer totalmente a realidade. Sou de Jose Bonifácio (região de Rio Preto) e na minha propriedade entre nov/dez/janeiro choveu 935 mm, 78% da média anual. Antes choveu acima da média e atualmente, não pára de chover. Verifiquem se esse pluviômetro não está furado...