Cana SP: déficit hídrico na região de Araraquara pode comprometer vigor e produtividade; no Oeste, boas condições

Publicado em 19/02/2018 11:16
A partir de março, mensalmente, sempre no dia 15, aqui no Notícias Agrícolas acompanhamento de balanço hídrico e precipitação, além de índices de vegetação, com base em dados de satélite, mostram as condições para o desenvolvimento da cana de açúcar em 12 regiões paulistas

LOGO nalogo

Podcast

Cana SP: déficit hídrico na região de Araraquara pode comprometer vigor e produtividade; no Oeste, boas condições

Download

O Notícias Agrícolas irá trazer, todo dia 15 de cada mês, um boletim agroclimático para detalhar o acompanhamento da safra de cana de açúcar no estado de São Paulo.

Daniel Duft, especialista em sensoriamento remoto do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), destaca que este boletim traz pontos como o índice de vegetação e o acompanhamento das chuvas na lavoura de cana em 12 regiões paulistas, sempre trazendo um retrato do que ocorreu no mês anterior.

Os dados são baseados no modelo climático europeu, que são compilados para o estado, bem como contam também com uma análise sensorial para destacar o nível de vegetação.

Neste momento, as regiões Noroeste e boa parte da região Norte de São Paulo acumulam um déficit hídrico, com precipitações até 10mm, uma vez que as chuvas demoraram para começar e, quando vieram, ficaram abaixo da média histórica. "Isso fez com que o estado tivesse algumas regiões que não estão em excedente hídrico", salienta Duft. O restante das regiões apresenta volume acumulado de 11mm a 100mm.

A situação de desempenho da safra é de alerta para a região de Araraquara, que não conseguiu se recuperar e, portanto, está em alerta vermelho. Para as regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília e Presidente Prudente, o alerta é amarelo, o que configura uma situação de atenção.

Confira o boletim completo no vídeo acima!

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • EURIVAL GABARRÃO RUIZ José Bonifácio - SP

    Dizer que a região de São Jose do Rio Preto está com poucas chuvas, é desconhecer totalmente a realidade. Sou de Jose Bonifácio (região de Rio Preto) e na minha propriedade entre nov/dez/janeiro choveu 935 mm, 78% da média anual. Antes choveu acima da média e atualmente, não pára de chover. Verifiquem se esse pluviômetro não está furado...

    5