Se consumo de etanol seguir caindo como janeiro X dezembro, usinas deverão levar em conta prêmio sobre açúcar na safra

Publicado em 06/03/2018 17:01
Prêmio na usina está em 25% sobre o açúcar, na safra cai até 12% historicamente. Abaixo disso, indústria prefere o açúcar, mercado com clientes cativos e menos voláteis que o do etanol, mesmo com as cotações mundiais depreciadas pelo superávit. Vendas do biocombustível na margem já houve queda de 8% em janeiro, segundo a ANP.

LOGO nalogo

Maurício Muruci, analista de mercado da Safras & Mercado, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (06) para destacar que o mercado do etanol hidratado está com um bom fôlego, com um consumo "puxando tanto que as usinas estão tentando frear a demanda". Alguns fatores que influenciam neste cenário são o final do ano, que conta com um aumento das viagens, bem como a entrada na entressada.

No entanto, há sinais de que o consumidor está olhando a alta do etanol, com queda de 8% no consumo sobre dezembro, segundo a 
ANP. Assim, se continuar caindo, usinas deverão levar em conta o prêmio do etanol em relação ao açúcar, que se ficar em 10/12% não compensa. 

As usinas, assim, tentam otimizar o que elas produzem a ponto de elevar os preços. Se os preços atuais forem mantidos, como conta Muruci, estas poderão ter um "trade off financeiro". Os estoques possuem um custo de carreira elevado, de forma que elas acabam elevando os preços para reduzir a demanda e potencializar os ganhos.

O cenário, otimista, também ocorre em função da nova política de preços da Petrobrás, que liberou a gasolina nas cotações internacionais, além da oscilação em função do dólar: quando mais desvalorizado o real, melhor é o cenário para o hidratado.

Historicamente, o centro-sul do Brasil antecipa a sua safra em março. Agora, essa antecipação começou em janeiro, dando o tom de que um volume interessante deve entrar no mercado, com clima contribuindo para esse fator.

Os números de fevereiro devem dar o tom dos caminhos da demanda neste primeiro trimestre. Se eles vierem menores do que janeiro, seria um sintoma de desaceleração da demanda em um momento crucial do ano.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Edson Berte Abelardo Luz - SC

    Quando o valor do etanol ficar nos 70% em relação a gasolina a demanda será alta, mas podemos perceber que quando anunciam qualquer aumento de demanda no etanol já começam falar em aumento de preços, assim fica difícil.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O etanol evapora mais rapido que a gasolina...

      0
  • Silvio Spera Sinop - MT

    Os 14 anos de 'administruição' petista conseguiram inviabilizar o etanol como combustível!

    5
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Me desculpe meu amigo, mas quem ressuscitou a indústria alcoleira e demais biocombustíveis no Brasil?

      Foi no governo petista meu caro.

      Governo este com muitas falhas, mas com alguns acertos.

      Mas na sanha doentia antipetista parece que os males históricos do Brasil surgiram somente após a era PT.

      Vendo a história o setor sucroalcoleiro no Brasil verás que a coisa nunca caminhou de forma estável, setor sempre teve de ser muito subsidiado e será assim novamente com o renovabio.

      23
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      é bem verdade que como em outros governos o setor se endividou, quebrou em parte, teve de haver uma rearranjo aqui e outro acolá, bndes aqui bndes acolá, mas entre mortos e feridos o saldo ainda foi positivo.

      21
    • Silvio Spera Sinop - MT

      O que vimos foram as usinas de açúcar e álcool do sudeste e Centro Oeste falirem e serem entregues a preço de banana à grupos oligarcas do Nordeste ligados ao PT e com acesso à financiamentos com dinheiro público bem camaradas. Esses grupos privilegiados fecharam várias usinas!

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Concordo Silvio, muitas usinas quebraram e obviamente foram absorvidos por grupos já consolidados, na maioria das vezes com ajuda do poder público (principalmente a turma de alagoas). Mas até porque já trabalhei no setor, posso te garantir que isso ocorre desde a década de 70. Na época do Proalcool isso era pior e descarado. Só fiz uma ponderação em relação ao PT ser o único causador dos males do mundo, em especial desse setor. Definitivamente não é.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Realmente essa ideia de etanol vem de longe----O pessoal gravou mais a epoca do PT porque LULA saia para exterior divulgando a ideia e vendendo instalaçoes para naçoes africanas etcc----Ele ofereceu um churrasco para George Busch espicificamente com o intuito de vender alcool para os Estados Unidos------Ai apareceu toda a nossa burrice, a nossa incompetencia-----Em poucos anos os EUA produziram muito mais alccol do que a gente e a preço inferior ao nosso----Por isso a gente lembra do LULA com orelhas de ASNO-----Entao Tiago concordo contigo a culpa nao foi do LULA , mas de tanto ele se expor todo mundo lembra dele como um grande ASNO chefe de um exercito de burros, que sao burros porque tem IDEIAS FIXAS--

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Por outro lado, tiro o chapeu para o senhor LULA quando assisto a TRANSPOSIÇAO DO RIO SAO FRANCISCO--

      0