Cana em SP é 42% do valor da produção agropecuária e presente em 504 cidades, derrubando a crítica à monocultura

Publicado em 23/03/2018 10:49 1006 exibições
Confira a entrevista com Rejane Cecília Ramos - Pesquisadora do IEA
A economia canavieira presente em quase todos os 645 municípios paulistas, ainda que a concentração maior da produção seja em 154, não deixa margem à dúvida quanto a sua importância. A entrada da cultura em detrimento da produção de alimentos também é desmitificada, mesmo porque, por exemplo, o avanço para o oeste deu-se sobre pastagens degradadas. E principalmente após o fim da queima, a sustentabilidade ambiental está consolidada.

Podcast

Cana em SP é 42% do valor da produção agropecuária e presente em 504 cidades, derrubando a crítica à monocultura

Download

LOGO nalogo

No estado de São Paulo, o setor de cana-de-açúcar representa aproximadamente 42% de toda a produção agropecuária. Com isso, a cultura ganha destaque no setor da agricultura.

Segundo a pesquisadora do Instituo de Economia Aplicada (IEA), Rejane Cecília Ramos, a produção da cana-de-açúcar atingiu cerca de 42%  em relação aos outros produtos no estado de São Paulo. “A importância econômica da cana no estado é muito significativa. Dos 645 municípios do estado, 504 cidades são produtoras sendo que 154 são responsáveis por 71% da produção”, destaca.

De acordo com dados da temporada passada, a área plantada atingiu cerca de 4,7 milhões de hectares em todo o estado. Apenas no Brasil, são cultivados nove milhões de hectares, sendo que o São Paulo representa 56,3% da produção brasileira.

“Essas informações ainda não foram finalizadas. Porém, houve uma queda na área cultivada e a expectativa é a produção que a safra 2017/18 será menor em 2% que a temporada passada”, afirma.

Após o setor de o agronegócio ter tido bom desempenho no produto interno bruto (PIB), o setor sucroenergético se destacou pela a geração de emprego em contratou 41,4 milhões de pessoas em São Paulo. Segundo informações do Ministério de Trabalho, para trabalhar no cultivo da cana foram empregados cerca 66 mil empregos relativo ao ano de 2016.

Leia mais:

>> Agropecuária cresceu 13% em 2017, destaca o Ministério da Agricultura

Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário