Investidores levam cana para usina, com receita nas duas pontas, e se protegem do risco, como na operação com a Clealco

Publicado em 15/08/2018 10:31
José A. De Sá Martins - Gestor da Hagro Capital
Estruturação conhecida também por tolling identifica usinas com capacidade ociosa e fornecedores com cana spot, inclusive fora do raio de ação da unidade, e investidores compram a cana, contratam a fabricação do produto final, e o comercializa. Portanto, os investidores são os donos da matéria-prima e do etanol/açúcar. Tira custos das usinas na busca da cana. Operação vai começar também nas regiões onde há concorrência pela cana e mesmo com usinas mais verticalizada e com capacidade quase total.

Podcast

Investidores Em Cana

Download
 

LOGO nalogo

Os canavicultores estão trabalhando em parceria com os investidores do mercado sucroalcooleiro, que compram a cana-de-açúcar e intercedem com as usinas que tem capacidade de moagem ociosa.

De acordo com o gestor da Hagro Capital, José A. de Sá Martins, esta operação verticalizada começou com uma demanda dos investidores do mercado sucroalcooleiro com relação à necessidade de originação produtos de etanol. “Isso foi mais especificamente no inicio da safra anterior, nos fomos procurados para estruturar uma originação desse etanol e identificamos uma oportunidade”, afirma.

Nesta operação verticalizada, os produtores recebem o pagamento de forma antecipada em que não tem o risco de não receber. No caso dos investidores, se tornam os donos da matéria-prima e do etanol e o açúcar.

Ainda segundo o gestor, a empresa é responsável por toda a estruturação da operação em que identificar os investidores é uma parte do trabalho para a originação de recursos. “Nas operações estruturadas ajudam a minimizar custos e amplificar o máximo das etapas e repartir os resultados com os players do processo e remunerar o investidor”, explica.

Atualmente, há uma operação inicial na região de Araçatuba/SP em que esse modelo ainda está sendo aprimorado. “Nós já estamos trabalhando a mais de um ano, essas hipóteses que identificamos foram todas confirmadas nesta localidade em que possibilitou a compra de uma cana mais barata e os produtores não tinham para quem entregar”, comenta.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário