Unica vê espaço para melhor relação de preço etanol-gasolina fora de SP; venda direta aos postos é proposta “romantizada”
Publicado em 24/08/2018 15:38
Elizabeth Farina - Presidente da UNICA
Entidade das usinas de açúcar e etanol também acentua na sua agenda a disputa contra os subsídios na Índia e salvaguardas da China, elegendo a OMC como fórum. Ação, no entanto, que depende do governo, deste (diretores estiverem no Itamaraty há dois dias) e do próximo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas
1 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Edmeu Levorato Uberaba - MG
Me perdoe a Sra Elizabeth mas a venda direta nos postos está claro que vai otimizar os custos, evitando o transporte para a distribuidora e sua margem de lucro. Quanto legislação tributária é evidente que terá quer ser mudada, mas isso não é impecilho.
E preciso entrar no CADE contra o monopolio da Petrobras.... A Petrobras nao sabe nem cuidar daquilo que e' dela... Na verdade, o álcool foi entregue à sua competencia para evitar a concorrencia com a gasolina... Agora entendo porque o alcool americano e' mais barato que o nosso.
Edmeu, veja o que eu entendi: O Brasil tem TRES distribuidoras, Uma nacional que e' a Petrobras e duas estrangeiras... As estrangeiras compram o etanol no golfo do Mexico e abastecem o Norte e Nordeste do Brasil... Ganham um dinheirao... Os usineiros nordestinos estao presos aos preços fixados pela Petrobras, sofrem com isso e querem cair fora... Entao a frase *ROMANTIZADA* da dona Elisabeth quer dizer que a briga esta' entre as distribuidoras.... Ainda nao se cogitou para o usineiro vender direto ao posto, o que seria uma coisa muito boa.
Sr. Carlo, no Brasil as três maiores distribuidoras são: Petrobrás. Raizen e Ipiranga. ... ... As duas empresas privadas dividem com a Petrobrás Distribuidora, subsidiária da Petrobrás, o controle sobre a venda de combustíveis no país. ... ... A Raizen opera com a marca Shell. ... ... Com a nova política de preços da Petrobrás, as empresas privadas têm importado gasolina e diesel mais baratos no exterior. Em 2016, 83,6% da importação do diesel e, 40,3% da gasolina foi efetuado pelas empresas privadas. ... ... A BR Distribuidora tem a participação de 25,4% (gasolina) e 33,5% (diesel) do mercado. A Raizen (Shell) participa com 20,5% (gasolina) e 19,7% (diesel). A Ipiranga participa com 19,7% (gasolina) e 22% (diesel). As outras distribuidoras, cujo número está perto de 20 participam com 34,4% (gasolina) e 25% (diesel) do mercado. ... ... Ou seja, esse mercado é um típico oligopólio, onde um pequeno grupo de empresas dominam o mercado. Com um agravante, a BR Distribuidora tem os seus braços entrelaçados com o corporativismo do Estado, através da Petrobrás.