Unica vê espaço para melhor relação de preço etanol-gasolina fora de SP; venda direta aos postos é proposta “romantizada”

Publicado em 24/08/2018 15:38
Elizabeth Farina - Presidente da UNICA
Entidade das usinas de açúcar e etanol também acentua na sua agenda a disputa contra os subsídios na Índia e salvaguardas da China, elegendo a OMC como fórum. Ação, no entanto, que depende do governo, deste (diretores estiverem no Itamaraty há dois dias) e do próximo.

Podcast

Entrevista com Elizabeth Farina - Presidente da UNICA

Download

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edmeu Levorato Uberaba - MG

    Me perdoe a Sra Elizabeth mas a venda direta nos postos está claro que vai otimizar os custos, evitando o transporte para a distribuidora e sua margem de lucro. Quanto legislação tributária é evidente que terá quer ser mudada, mas isso não é impecilho.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E preciso entrar no CADE contra o monopolio da Petrobras.... A Petrobras nao sabe nem cuidar daquilo que e' dela... Na verdade, o álcool foi entregue à sua competencia para evitar a concorrencia com a gasolina... Agora entendo porque o alcool americano e' mais barato que o nosso.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Edmeu, veja o que eu entendi: O Brasil tem TRES distribuidoras, Uma nacional que e' a Petrobras e duas estrangeiras... As estrangeiras compram o etanol no golfo do Mexico e abastecem o Norte e Nordeste do Brasil... Ganham um dinheirao... Os usineiros nordestinos estao presos aos preços fixados pela Petrobras, sofrem com isso e querem cair fora... Entao a frase *ROMANTIZADA* da dona Elisabeth quer dizer que a briga esta' entre as distribuidoras.... Ainda nao se cogitou para o usineiro vender direto ao posto, o que seria uma coisa muito boa.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo, no Brasil as três maiores distribuidoras são: Petrobrás. Raizen e Ipiranga. ... ... As duas empresas privadas dividem com a Petrobrás Distribuidora, subsidiária da Petrobrás, o controle sobre a venda de combustíveis no país. ... ... A Raizen opera com a marca Shell. ... ... Com a nova política de preços da Petrobrás, as empresas privadas têm importado gasolina e diesel mais baratos no exterior. Em 2016, 83,6% da importação do diesel e, 40,3% da gasolina foi efetuado pelas empresas privadas. ... ... A BR Distribuidora tem a participação de 25,4% (gasolina) e 33,5% (diesel) do mercado. A Raizen (Shell) participa com 20,5% (gasolina) e 19,7% (diesel). A Ipiranga participa com 19,7% (gasolina) e 22% (diesel). As outras distribuidoras, cujo número está perto de 20 participam com 34,4% (gasolina) e 25% (diesel) do mercado. ... ... Ou seja, esse mercado é um típico oligopólio, onde um pequeno grupo de empresas dominam o mercado. Com um agravante, a BR Distribuidora tem os seus braços entrelaçados com o corporativismo do Estado, através da Petrobrás.

      2