Com cana

Publicado em 23/01/2019 09:57
Gustavo Chavaglia - Presidente do Sindicato de Ituverava/SP
Tempo muito quente e de chuvas raras e irregulares desde final de novembro também abate a cana da região de Ituverava, apesar do solo bastante favorável à retenção da umidade. Mesmo que as chuvas voltem, e boas, o período de maior desenvolvimento, de novembro a janeiro, ficou comprometido.

Podcast

Entrevista com Gustavo Chavaglia - Presidente do Sindicato de Ituverava/SP sobre a Quebra da cana no norte de SP

Download
 

LOGO nalogo

As condições climáticas irregulares desde o final de novembro estão comprometendo o potencial produtivo dos canaviais no município de Ituverava/SP. Outro fator que está preocupando os produtores rurais é a proliferação do colonião que está elevando os custos de produção.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Gustavo Chavaglia, os veranicos do final de novembro sinalizam uma perda do potencial produtivo do canavial. “Eu acredito que a cana-de-açúcar não está sofrendo apenas pela a falta de precipitações, mas também por conta da forte insolação e a evapotranspiração muito intensa”, afirma.

A percepção que a liderança tem da safra de cana-de-açúcar na localidade é que a cultura não está no melhor ponto. “As canas estão demorando a sair do chão e estão muito amarradas, sendo que a variedades poderiam estar se desenvolvendo melhor se tivesse chuvas mais regulares”, comenta.

Diante desse cenário, os produtores rurais estão preocupados com a incidência de doenças e pragas nos canaviais que vai se refletir em um custo de produção maior. “Uma praga que vem aumentando é o colonião e está tomando os canaviais. Isso conseqüentemente está trazendo um acumulo de custos ao produtor rural”, relata.

Com relação à colheita, Chavaglia destaca que não adianta postergar a colheita da cana-de-açúcar quando atingiu a maturação. “Não muito que se fazer, é hora de cortar. No caso das propriedades que fizeram o terceiro eixo podem ter uma compensação na produtividade ou no ATR”, ressalta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário