HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cana: Na visão de produtor, quebra na nova safra pode chegar a 100 mi de t e coloca em risco operações de hedge

Publicado em 10/05/2021 16:43 e atualizado em 10/05/2021 18:30
Ricardo Delarco - Eng. Agrônomo e Produtor de Cana da região de Monte Azul Paulista/SP
Produtor e agrônomo da região Norte de São Paulo detalha cenário histórico de seca na safra do Centro-Sul e aponta que perdas serão bem maiores do que as estimativas do mercado

Podcast

Entrevista com Ricardo Delarco - Eng. Agrônomo e Produtor de Cana da região de Monte Azul Paulista/SP sobre o Acompanhamento da

Download
 

LOGO nalogo

​A nova safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil pode ter uma quebra de mais de 100 milhões de toneladas, número bem acima do que as análises de mercado vêm mostrando, segundo Ricardo Delarco, produtor e agrônomo da região Norte de São Paulo. A seca histórica nas áreas produtoras pode fazer com que usinas e produtores não consigam cumprir as operações de hedge de proteção, que chegaram a níveis recordes na temporada.

“Vai ser um ano de produtividade baixíssima para o setor, nada o que vem sendo falado de 3%, 4% e 5% de quebra no Centro-Sul, mas sim, na faixa de 18% a 20%. Nós somos produtores no campo, agrônomos, e estamos vendo isso”, afirma Delarco ao Notícias Agrícolas. Com a estimativa para a nova safra, considerando as 605 milhões de toneladas do último ciclo produtivo, as perdas podem ficar acima das 120 milhões de t.

“Esse ano não vai passar de 500 a 510 milhões de t de cana, não como estão falando em 580 e 570 milhões de t. Isso é um achismo, não deveria ser falado. Nós somos um setor sério”, complementa o produtor e engenheiro agrônomo.  

Áreas produtoras na safra 2021/22 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil enfrentam uma das piores secas nos últimos 40 anos, segundo institutos meteorológicos, e a condição no campo responde a essa condição. “Nos principais momentos em que a cana precisava de água para crescer, ela não teve. Então, a safra 2021/22 está muito comprometida mesmo em termos de produtividade e um pouco também em ATR”, destaca Delarco.

Diante da iminência de baixa produção, usinas e produtores podem não conseguir cumprir as operações de hedge de proteção e podem ter que pagar multa para postergar as entregas. “Isso é muito ruim para o setor, mas vai acontecer com muitas usinas que ‘hedgearam’ 80% do açúcar. Não tem matéria-prima pra fazer este açúcar”, afirma Delarco. O Brasil tem registrado nesta safra volumes recordes de comprometimento diante dos altos preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário