Novas altas no açúcar não estão descartadas, apesar de quebra na safra de cana do BR já ter sido precificada

Publicado em 27/05/2021 19:55 e atualizado em 28/05/2021 07:44
Rodrigo Martini - Consultor Sênior em Gerenciamento de Risco da StoneX
StoneX vê possibilidade de o adoçante na Bolsa de NY testar novas valorizações caso quebra no Centro-Sul fique próxima dos 10% na nova temporada; consultoria atualiza números da safra 21/22 do Brasil e a nível mundial

Podcast

Novas altas no açúcar não estão descartadas, apesar de quebra na safra de cana do BR já ter sido precificada

Download
 

LOGO nalogo

​É consenso que a safra 2021/22 (abril-março) de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil será menor do que a anterior. Ainda assim, as estimativas para a nova temporada vão sendo traçadas conforme avança a moagem na região e segue atenção para as próximas semanas, já que chuvas são esperadas. Para a StoneX, a quebra na safra do Brasil parece já ter sido precificada no açúcar em Nova York, mas novos ganhos ainda não estão descartados.

“Para a gente ter um mercado mais altista, voltando ao patamar acima de US$ 18 c/lb, essa quebra no Centro-Sul teria que vir para próximo de 10%, ou algo nesse patamar, para efetivamente ter um impacto maior no mercado. Atualmente, a gente acredita que com os números que já foram divulgados, temos o mercado de certa forma já precificado”, disse ao Notícias Agrícolas Rodrigo Martini, consultor sênior em gerenciamento de risco da StoneX.

Apesar de uma moagem acima do que o mercado esperava na primeira quinzena de maio, segundo mês da safra nova, de acordo com dados reportados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o analista destaca que, apesar de chuvas previstas para os próximos dias, houve muita irregularidade climática em áreas produtoras do Centro-Sul do Brasil, gerando uma ampla variedade de estimativas de safra no mercado.

“Nosso número de queda na moagem para a cana-de-açúcar ainda é um pouco conservador pelo que a gente tem visto. Tem regiões que reportam queda de até 13% em algumas usinas, mas o menor volume de chuvas não foi homogêneo no Centro-Sul. Às vezes, dentro de uma mesma região, temos unidades com uma produção relativamente estável, enquanto outras apresentam quebra mais acentuada”, explica Martini.

A StoneX atualizou nesta quinta-feira sua previsão de moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil para 568 milhões de toneladas como reflexo da estiagem no cinturão produtivo, o que representa uma queda de cerca de 6% no comparativo com a temporada anterior. O ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) de cana é estimado na nova temporada pela consultoria em 141 quilos por t, com uma queda de 2,5% ante 2020/21.

A produção de açúcar deve ter uma redução de 7%, totalizando 35,7 milhões de t. Já o etanol tem a produção total apontada pela StoneX em 25,1 bilhões de litros, uma redução de quase 10% ante o último ciclo no Centro-Sul do Brasil. O mix de açúcar é apontado em 46,8%.

MUNDO

A consultoria também apresentou ao mercado nesta quinta-feira sua primeira estimativa para a safra global 2021/22 (outubro-setembro) de açúcar, com impacto do Brasil, maior produtor e exportador do adoçante. A safra global do de açúcar é apontada em 190,1 milhões de t, quase 4% maior ante a última temporada, sendo que a demanda mundial deve ter um crescimento de 0,9%, para 188,4 milhões de t.

 “O saldo global para o ciclo 2021/22 é de 1,7 milhão de t de superávit na nossa primeira estimativa, corrigindo os dois últimos anos que foram de déficit... Apesar da quebra no Centro-Sul, por outro lado, temos países com a Índia e a Tailândia com uma promessa boa de produção para o novo ciclo que começa em outubro. Então, a tendência é o mercado poder ter alguma resistência para movimento de alta mais expressivo”, destaca Martini.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário